21 de fevereiro de 2022

Cidadania aprova federação com PSDB


O partido Cidadania aprovou neste sábado (19.fev.2022) uma federação com o PSDB. Na votação realizada durante reunião do Diretório Nacional, a tese do PSDB recebeu 56 votos — pontuação mínima necessária para a aprovação da federação.

As outras alternativas de aliança eram uma federação com o PDT ou com o Podemos. A tese do Podemos foi derrotada no 1º turno da votação. Foram 54 votos pela federação com o PSDB, 37 com o PDT e 14 com o Podemos.

O PSDB venceu no 2º turno contra 47 votos a favor de uma aliança com o partido do pré-candidato de Ciro Gomes. Houve 7 abstenções. O governador de São Paulo, João Doria, é o pré-candidato do PSDB à Presidência da República.

Com a decisão, o Cidadania fica com 20% da governança da federação. O mecanismo permite que as legendas somem o desempenho de todos os candidatos.

O pré-candidato à Presidência da República pelo Cidadania, senador Alessandro Vieira, pode deixar o partido, conforme apurou o Poder360. Ele afirmou, entretanto, que a pré-candidatura está mantida.

“A minha pré-candidatura foi mantida por unanimidade e a opção pela tentativa de federação com o PSDB atingiu o número mínimo de votos”, disse o senador ao Poder360.

Sobre sua saída ou de outros integrantes do partido, Vieira declarou que é preciso “aguardar os desdobramentos” para avaliar esse cenário.

O Cidadania afirmou, em nota, que acordou preliminarmente com o PSDB a manutenção das pré-candidaturas dos 2 partidos à Presidência. A sigla disse também que as legendas irão aprofundar as negociações sobre as regras da federação. A prioridade será a aliança para governadores candidatos à reeleição.

Bruno Araújo disse, em nota, que a federação entre os partidos fará a diferença no Congresso e nas próximas eleições presidenciais. “Com essa decisão, o Cidadania se incorpora formalmente, junto com o PSDB, na tentativa de uma federação ainda maior, com diálogo em andamento entre MDB e União Brasil”.

Em nota, o governador de São Paulo, João Doria, disse que seu nome já vinha sendo “costurado” pelos presidentes dos 2 partidos, Roberto Freire (Cidadania) e Bruno Araújo (PSBD), como pré-candidato ao Planalto. O tucano disse também que conversas da sigla com MDB e União do Brasil continuam.

Na última 3ª feira (15.fev.2022), os presidentes do PSDB, MDB e União Brasil se reuniram para debater uma possível federação partidária entre as siglas. De acordo com Bruno Araújo, Baleia Rossi (MDB) e Luciano Bivar (União Brasil), os pré-candidatos dos partidos estarão submetidos ao consenso das 3 siglas.

Poder360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *