07 de maio de 2024

Artigo: TJRN garante lugar entre finalistas do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2024


O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte é finalista na categoria Artigo Acadêmico do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2024. O anúncio foi feito no último dia 2 de maio. Este ano foram inscritos 340 projetos e apenas 40 tornaram-se finalistas após a avaliação de 42 jurados de diversas áreas. Os vencedores serão conhecidos durante o XVIII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), que será em Fortaleza (CE), de 19 a 21 de junho.

Na categoria “Artigo Acadêmico”, o TJRN foi indicado pelo trabalho “Linguagem Simples e IA Generativa na Criação de Resumos Noticiosos: Reflexões da Experiência no TJRN”. De autoria do diretor de arte da Secretaria de Comunicação Social, John William Lopes, o artigo mostra as possibilidades de integração das ideias da linguagem simples com a Inteligência Artificial generativa (GenAI). O artigo tem coautoria do chefe da Divisão de Webdesigner e Criação Gráfica, Wabner Alves, e dos desenvolvedores web da SECOMS Maxsuel Marreiro e Gilberto Carvalho.

“Propomos e discutimos a criação de uma funcionalidade baseada nessas duas áreas, cuja função é gerar resumos das notícias publicadas no portal do TJRN. Para isso, realizamos um relato de experiência a partir de uma abordagem descritiva-explicativa, em que apresentamos o experimento realizado, seus processos e resultados iniciais. Os resultados nos permitem considerar que o uso da linguagem simples aplicada com IA generativa, nos processos de produção jornalística, potencializa a comunicação organizacional da instituição”, salienta John.

Para a secretária de Comunicação, jornalista Andreia Ramos, esta inovação reforça a própria atividade do noticiar, unindo a informação com a tecnologia, da qual nenhuma instituição pode ficar distante ou ausente. “Vivemos uma era na qual a inovação, os avanços e as linguagens apresentam novidades, todos os dias, por isso é necessário que a Comunicação esteja não só sintonizada com essa realidade mas também focadas em aperfeiçoar a oferta de conteúdo ao usuário. Sem perder o toque e a sensibilidade, próprias do ser humano”, pontua a jornalista.

Algoritmo

O componente criado pela equipe da SECOMS aplica às notícias com 1.400 caracteres ou mais. No ato de publicação, o algoritmo contabiliza a quantidade de caracteres do corpo da notícia, não incluindo o título, e define se será ou não gerado um resumo. A síntese é gerada automaticamente no ato de publicação de uma notícia. A geração automática do resumo leva em consideração a agilização do processo e a otimização de recursos humanos. Isso significa que ele foi elaborado para dispensar a revisão humana, dado o volume de notícias publicadas.

“Para o TJRN e para a SECOMS estarem entre os finalistas é um ponto relevante pois, além do reconhecimento pelo bom trabalho realizado, sinaliza que estamos nos adaptando ao crescimento do uso da Inteligênvia Artificial. É imprescindível para as instituições e empresas entenderem que a IA está revolucionando a maneira como trabalhamos”, destaca o chefe da Divisão de Webdesign e Criação Gráfica Wabner Alves.

“Iniciamos, aqui na SECOMS, um processo de uso da IA para automação de algumas atividades e para melhoria das ferramentas que desenvolvemos e administramos. Nosso objetivo, é alcançar formas mais significativas e criativas de atuar, melhorar a experiência do trabalho e impulsionar nossa produtividade”, explica o profissional e servidor do TJ potiguar.

Vitrine

O Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça tem como objetivo reconhecer e valorizar as ações voltadas ao desenvolvimento da cidadania e à inclusão social, de autoria das assessorias de comunicação social dos órgãos ligados ao Sistema de Justiça (Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e 

Ordem dos Advogados do Brasil

), tribunais de contas e instituições afins.

A SECOMS do TJRN conquistou sete prêmios em edições anteriores: Campanha de Comunicação Institucional (2013); Mídia Digital (2013); Inovação (2014); Endomarketing (2014); Vídeo Institucional (2017); Comunicação Interna (2019); Comunicação Interna (2023) e Mídia Audiovisual (2023).

*Por Carla França / fotos: Letícia Leite   (SECOMS TJRN)

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