15 de junho de 2021

Presidente do TCU pede que PF investigue autor de relatório sobre covid


A presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Ana Arraes, pediu à Polícia  Federal que investigue o auditor Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, autor do relatório com dados não comprovados sobre as mortes por covid-19 citado pelo presidente Jair Bolsonaro.

A solicitação foi assinada nessa 2ª feira (14.jun.2021). Eis a íntegra (86 KB).

Bolsonaro usou o documento  para defender a tese de que existe supernotificação de óbitos pela doença no Brasil. O TCU negou autoria do relatório.

O tribunal também instalou uma comissão para investigar possíveis irregularidades cometidas pelo auditor. Alexandre Figueiredo foi afastado de suas funções.

Segundo o TCU, o documento jamais foi incluído no sistema do órgão e foi produzido em caráter pessoal pelo funcionário, que também foi o responsável pela divulgação.

O RELATÓRIO

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que o TCU havia produzido um relatório que mostrava que aproximadamente 50% das mortes cujas causas foram registradas como covid-19 não tiveram o vírus como motivo principal.

O relatório final não é conclusivo, mas em torno de 50% dos óbitos de 2020 por covid não foram por covid, segundo o Tribunal de Contas da União”, disse o presidente.

No mesmo dia, o tribunal emitiu uma nota afirmando que “não há informações em relatórios do tribunal que apontem” para a informação divulgada pelo presidente Bolsonaro, que chegou a admitir que “errou” e que cometeu um “equívoco” ao atribuir a autoria do relatório ao TCU.

Fonte: Poder360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *