23 de junho de 2023

Prêmio Innovare 2023 seleciona projeto Trabalho sem Preconceito do TRT-RN


O projeto Trabalho sem Preconceito, realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), em parceria com o MPT da 21ª Região, a OAB-RN, a UFRN e a Livraria Saraiva, foi selecionado pelo Prêmio Innovare 2023, realizado pelo Instituto Innovare, com apoio do Conselho Nacional de Justiça e várias instituições do Poder Judiciário.

Na próxima segunda-feira (26), o TRT-RN receberá a visita de um auditor do prêmio, criado há vinte anos para reconhecer práticas transformadoras desenvolvidas pelo sistema de Justiça do Brasil. “Para nós foi uma surpresa e uma alegria esse aceite do Innovare”, revela Cinthia Lopes, coordenadora de Comunicação Social do TRT-RN.

“Esse é um projeto de baixo custo e longo alcance, que trata de temas muito presentes na vida dos trabalhadores e das empresas e leva o debate sobre temas relacionados ao preconceito no mundo do trabalho para as ruas, promovendo uma interação de magistrados, procuradores, advogados e pesquisadores com a realidade do mercado”, explica a jornalista.

O projeto Trabalho sem Preconceito, criado pela CCS em parceria com o Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade (CGEquidade) do Tribunal, promove encontros mensais, realizados no auditório da livraria no shopping Midway Mall, reunindo especialistas para debater temas relacionados ao preconceito no mercado de trabalho.

Entre os assuntos que já foram abordados no Trabalho sem Preconceito estão a discriminação contra a mulher, o etarismo, o preconceito de raça e gênero. O lançamento do projeto foi feito no dia da Mulher (8 de Março), com uma mesa redonda sobre a discriminação no mercado de trabalho. Desde então, já foram realizados dois encontros.

CLT

No primeiro debate promovido do Trabalho sem Preconceito, no mês de maio, a professora doutora Yara Gurgel (UFRN) e o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte, Luís Fabiano Pereira analisaram, sob a coordenação do desembargador Ronaldo Medeiros, os impactos dos 80 anos da Consolidação das Leis do Trabalho e a discriminação nas relações de trabalho.

“Esse é um espaço aberto pelo tribunal para levar até o público noções do Direito do Trabalho, para discutir as ideias sobre temas de interesse como a igualdade nas relações de trabalho, sem que isso comprometa os posicionamentos jurídicos de nosso tribunal”, destacou o desembargador Ronaldo Medeiros.

No segundo encontro do projeto, a pesquisadora Françoise Dominique Valéry e a procuradora do trabalho Izabel Christina Queiróz Ramos discutiram, sob a coordenação da juíza Marcella Vilar, as dificuldades enfrentadas pelas mulheres para se inserirem no mercado de trabalho, sobretudo, a partir de uma certa idade.

Innovare

Os debates promovidos pelo projeto Trabalho sem Preconceito têm uma hora de duração e são realizados sempre às primeiras quartas-feiras de cada mês. Após as exposições, o público pode participar de perguntas ou opiniões sobre as ideias apresentadas pelos especialistas convidados.

“A proposta do Trabalho sem Preconceito é levar o debate sobre temas importantes nesse campo para além dos limites do tribunal e, também, é uma oportunidade para que juízes e  estudiosos conheçam a realidade do mercado por meio de visões novas sobre o objeto de suas pesquisas”, destaca Karla Motta, do Laboratório de Inovação do TRT-RN, responsável pela inscrição do projeto no Prêmio Innovare.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *