18 de janeiro de 2021

Em Natal, ministro das Comunicações destaca saldo de empregos e lança projeto Wi-fi na Praça


Em meio ao aumento do desemprego no Brasil, que atingiu 14,1 milhões no último trimestre de 2020, o ministro das comunicações, Fábio Farias, declarou nesta segunda-feira (18) que o Brasil terminou com um “saldo positivo de emprego”. O ministro utilizou a taxa de emprego formal do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged), mas não considerou os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o Caged, o Brasil terminou o ano de 2020 com um saldo positivo de 414 mil vagas de empregos formais – ou seja, mais abertura de vagas que fechamento. Entretanto, de acordo com o IBGE, o número de desempregados chegou a 14,1 milhões de pessoas no trimestre de agosto a outubro de 2020 (14,3% de desempregados), 2,7 pontos percentuais a mais que no mesmo período de 2019.
“Disseram que o Brasil quebraria e chegaria a 30 milhões de desempregados, mas terminamos o ano com saldo positivo”, declarou o ministro, que também disse que o Brasil deve ser reconhecido “como o país que melhor lidou com a economia durante a pandemia”.

A diferença entre a taxa de desocupação do IBGE e o aumento de vagas formais do Caged estão diretamente ligada a recuperação da economia. Com atividades voltando a funcionar e os indicativos de melhora, mais gente passou a procurar emprego. A taxa de desocupação do IBGE considera desempregados somente aqueles que ativamente procuram por uma vaga.

Fabio Faria está em Natal para apresentar as ações do Ministério das Comunicações e o projeto Wi-fi na Praça, que leva o sinal 4G para espaços públicos de municípios que não possuem acesso à internet. Segundo o ministro, o plano é que o projeto instale pelo menos dois pontos de wi-fi nos 167 municípios potiguares. De acordo com o ministério, o programa já está em 100 municípios, com um total de 292 pontos de conexão gratuita, de alta velocidade e ilimitada. Destes, 233 estão em escolas públicas.

O ministro ainda disse que o governo federal “foi quem governou o Rio Grande do Norte em 2020”, durante a pandemia do novo coronavírus, e que não viu nenhuma ação do Governo do Estado. Não há nenhum representante do governo estadual no evento. “Temos um Brasil que continua trabalhando. Estamos trabalhando para que vocês (prefeitos) possam, na ponta, ter uma cidade melhor”, disse.

Vacinação contra covid-19

Durante o evento, o ministro Fábio Farias ainda destacou que a vacinação contra o novo coronavírus começa nesta segunda-feira, 18, às 17h. “O Brasil tem uma capacidade grande de vacinação, que começa hoje. Nós vamos começar essa vacinação hoje para sairmos dessa”, declarou.

O evento contou com a participação de 70 prefeitos e seis vice-prefeitos. Os deputados federais Benes Leocádio, Carla Dickson, general Girão e João Maia, deputados estaduais e o ex-governador Robinson Faria, pai do ministro Fábio Faria, também estão presentes. O Governo do Estado não teve representante.
Fonte: Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *