07 de junho de 2021

VÍDEO: Flávio Bolsonaro chama Tite de ‘hipócrita’ e pede que seleção brasileira jogue a Copa América


O senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) chamou Tite, treinador da seleção brasileira, de “hipócrita” em vídeo divulgado neste domingo em seu canal no Telegram. Na gravação, Flávio sugere que o treinador estaria por trás de um possível “boicote” à Copa América – embora, em entrevista após o jogo contra o Equador na última sexta, o volante Casemiro tenha afirmado que jogadores e comissão técnica construíram um entendimento de comum acordo, e que “todos sabem” qual é essa posição.

No vídeo, Flávio também pediu aos jogadores que “não abram mão de fazer o trabalho de vocês por qualquer razão que seja”.

“A gente não viu o Tite falando nada quando a Copa América ia ser realizada na Argentina. Bastou a CBF pedir para o presidente Bolsonaro autorização para que acontecesse no Brasil para o Tite se posicionar politicamente. É um hipócrita”, disse Flávio Bolsonaro.

A competição seria realizada originalmente na Colômbia, que foi retirada por conta de protestos contra o governo, e na Argentina, que recuou em meio ao avanço de casos de Covid-19. O movimento para trazer a Copa América ao Brasil partiu do presidente da CBF, Rogério Caboclo, que tentava ganhar sobrevida na entidade após ser denunciado por assédio sexual a uma funcionária – neste domingo, o Conselho de Ética da CBF afastou Caboclo do cargo por 30 dias.

No vídeo, Flávio distorceu dados de vacinação contra a Covid-19 para argumentar que haveria segurança sanitária na realização da Copa América no Brasil. O senador afirmou que “70 milhões de brasileiros” teriam sido vacinados. Segundo o vacinômetro do Ministério da Saúde, no entanto, o número corresponde ao somatório de primeira e segunda dose aplicadas. O governo federal informa que 22,8 milhões de brasileiros já tomaram duas doses, quando a cobertura imunológica é considerada adequada. O número é 67% inferior ao citado pelo senador.

Flávio também se referiu no vídeo à realização de competições internacionais de esportes como tênis e vôlei em outros países. O torneio de Roland Garros, disputado com 35% de público, acontece na França, país que já vacinou completamente (primeira e segunda doses) 18% da sua população, segundo o site Our World in Data. Já a Liga das Nações de vôlei acontece, sem público, na Itália, que tem 20% da população vacinada. No Brasil, a cobertura vacinal atinge apenas 10% da população por ora.

O senador apelou ainda aos jogadores da seleção brasileira que “não se deixem ser usados num momento como esse”, e que disputem a Copa América.

“Cabe a vocês levar um pouquinho de esperança e alegria para a população brasileira. A profissão de vocês é muito mais do que só futebol, vai muito além das quatro linhas”, disse Flávio.

O GLOBO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *