04 de outubro de 2023

TSE é finalista do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2023


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está entre os finalistas de duas importantes categorias do 21º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça: Mídia Audiovisual e Campanha Institucional de Interesse Público. O Prêmio é concedido anualmente pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), organização voltada ao desenvolvimento de debates e ações para aproximar as instituições públicas do cidadão.

A premiação tem como objetivo reconhecer e valorizar as ações voltadas ao desenvolvimento da cidadania e à inclusão social, de autoria das assessorias de comunicação social dos órgãos ligados ao Sistema de Justiça (Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil), tribunais de contas e instituições afins.

Seção 37

documentário “Seção 37 – a urna chega ao povo Marubo”, finalista na categoria Mídia Audiovisual, registra a instalação de uma seção eleitoral junto ao Povo Marubo, na aldeia Maronal, que vive na Terra Indígena do Vale do Javari, na fronteira do Brasil com o Peru, a mil quilômetros de Manaus (AM).

O filme, produzido pela Secretaria de Comunicação e Multimídia do Tribunal (Secom), retrata detalhes da operação montada para garantir o pleno exercício da cidadania à comunidade. A equipe de reportagem foi a última a visitar o Vale do Javari antes do assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips.

O material, lançado no dia 9 de agosto de 2022, Dia Internacional dos Povos Indígenas, foi exibido por 19 emissoras públicas de 12 estados e do Distrito Federal. Além das TVs públicas, outros 19 canais parceiros incluíram o documentário na programação.

Segunda maior terra indígena demarcada do país e que abriga diversos povos, o Vale do Javari tem 85.445 km2. O deslocamento dos indígenas da aldeia Maronal – habitada por 425 integrantes do povo Marubo – para seções eleitorais em outras aldeias no dia da eleição pode levar muitas horas, o que compromete o exercício do voto, principalmente para as mulheres. Daí a importância de instalar novas seções na região.

Jovens

Na categoria Campanha Institucional de Interesse Público, o TSE é finalista com as ações voltadas para o Voto Jovem. Entre os destaques da bem-sucedida mobilização, realizada nos primeiros meses de 2022, estão: o tuitaço #RolêDasEleições, promovido no dia 16 de março, que alcançou mais de 88 milhões de pessoas e contou com a participação de 4,7 mil usuários da plataforma, entre eles celebridades, fã-clubes, times de futebol e instituições; e a campanha #Até4deMaio, sobre o prazo final para tirar, transferir e regularizar o título de eleitor a tempo de votar nas Eleições 2022. As iniciativas ampliam e consolidam os esforços da Justiça Eleitoral para que o jovem possa tirar seu documento e incentivam a inserção desse público no processo eleitoral.

Desde 2015, a Justiça Eleitoral realiza a Semana do Jovem Eleitor, que incentiva o alistamento eleitoral (tirar o 1º título de eleitor) dos adolescentes de 16 e 17 anos, cuja inscrição e cujo voto são facultativos nas eleições. As ações contribuíram para o aumento expressivo de inscrições eleitorais dos jovens dessa faixa etária. Nas Eleições de 2022,  2.116.781 eleitoras e eleitores de 16 e 17 anos estavam aptos a votar, contra 1.400.617 nas Eleições Gerais de 2018, o que representa um aumento de 51,13% do eleitorado nessa faixa de idade.

TRE-TO finalista

E tem mais Justiça Eleitoral como finalista no prêmio. O servidor Maurílio Luiz Hoffmann da Silva, do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), concorre com o projeto “O combate à desinformação como função de comunicação pública: estudo de caso da Justiça Eleitoral” na categoria Artigo Acadêmico.

Premiação

No total, o 21º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça conta com 12 categorias. Comemorando mais de duas décadas em 2023, esta edição registrou um recorde de inscrições. Foram 400 projetos concorrendo, com representação nas cinco regiões brasileiras. Os vencedores serão conhecidos durante o XVII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), que ocorre em Belém (PA), entre os dias 8 e 10 de novembro.

A 21ª edição do evento vai abordar o tema “Diálogos na Amazônia: a comunicação como instrumento de transformação e defesa das instituições” e conta com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (AM/PA).

Confira mais informações sobre a premiação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *