01 de agosto de 2023

TJRN e TRT-21 desenvolvem estratégias conjuntas para ampliar o acesso do cidadão ao Judiciário


Juízes responsáveis pela gestão do TJRN e juízes do TRT-21 se reuniram para discutir uma série de parcerias que podem melhorar a prestação de serviço ao cidadão em Natal e em diversas comarcas espalhadas pelo interior do Rio Grande do Norte. O trabalho conjunto faz parte das ações do Juízo de Cooperação, que consiste na otimização da mão de obra, tecnologia e de instalações físicas para atender melhor a população.

Entre as atividades que podem ser desenvolvidas pelos dois Tribunais está a instalação do ponto de inclusão digital aproveitando espaços físicos do Poder Judiciário Estadual para uso consorciado com a Justiça do Trabalho. Nestes espaços será possível oferecer a quem não tem acesso à internet condições de participar de audiências e atos processuais como depoimentos de partes, testemunhas, através de videoconferência, além do atendimento via Balcão Virtual.

Outras parcerias discutidas foram nas áreas de gestão de precatórios e de depósitos judiciais, especificamente com a disponibilização pelo TRT do Sistema Garimpo com objetivo de descentralizar o atendimento em setores de largo alcance social.

“Hoje, a cooperação tem uma importância enorme para que possamos cumprir nossa missão de pacificadores sociais. A visão é que não se pode mais trabalhar de maneira isolada, somos um Judiciário com o mesmo objetivo, de bem prestar os serviços ao cidadão”, explicou a juíza auxiliar da Vice-Presidência do TJRN, Sulamita Pacheco, responsável pelo Juízo de Cooperação.

Para o juiz auxiliar da Corregedoria da Justiça do Trabalho no RN, Michael Knabben, o alinhamento entre as duas instituições fará o estado ser protagonista em atendimento ao cidadão em uma série de políticas conjuntas. “Cada tribunal pode ter um know-how para uma ou outra medida e, unindo estes conhecimentos, podemos desenvolver novas estratégias com alcance social. Já estamos com projetos em gestação com o foco na cooperação judiciária”.

Participaram da reunião os juízes auxiliares da Presidência do TJRN, João Afonso Pordeus, Marivaldo Dantas e Diego Cabral; o juiz corregedor Paulo Maia; a juíza auxiliar da Vice-Presidência, Sulamita Pacheco; a secretária-geral Andrea Campos e o secretário de Orçamento e Finanças, Paulo Célio. Pelo TRT, o juiz Michael Knabben, a juíza auxiliar da Presidência Marcella Vilar, a secretária-geral Priscila Gatto e servidores técnicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *