21 de março de 2023

TJRN e ESMARN participam do 1º Encontro de Nacional de Bibliotecas do Judiciário


A Escola da Magistratura (ESMARN) e o Tribunal de Justiça do RN, representados pela bibliotecária Ana Cláudia Carvalho de Miranda, se fizeram presentes no 1º Encontro Nacional de Bibliotecas do Poder Judiciário (ENABIJUD), que aconteceu nos dias 16 e 17 de março, em Brasília.

O evento organizado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região e pela rede BIBLIOMEMOJUS, com apoio institucional do Conselho Nacional de Justiça e dos Tribunais Superiores, teve como objetivo realizar diagnóstico das bibliotecas do Poder Judiciário e compartilhar práticas e iniciativas de gestão de informação por meio dos usos de novas tecnologias e projetos estratégicos.

A desembargadora Salise Sanchotene, conselheira do CNJ e presidente da Comissão Permanente de Gestão Documental e Memória do Conselho, ressaltou a importância das bibliotecas na preservação e na disseminação do patrimônio cultural bibliográfico do Poder Judiciário e da memória institucional.

O juiz Carlos Alexandre Böttcher (TJSP), membro do Comitê do Proname e coordenador da rede BIBLIOMEMOJUS, destacou a contribuição do evento para capacitação dos servidores das bibliotecas do Poder Judiciário e reforçou a relevância de suas funções para a atividade jurisdicional e, ainda, nas ações de memória, inovação e implementação dos objetivos da Agenda 2030.

Na abertura do evento, três dispositivos do CNJ que fortalecem e incentivam as atividades das bibliotecas judiciárias, como a Resolução CNJ n. 316/2020, a Resolução CNJ n. 324/2020 e a Resolução CNJ n. 429/2021 foram lembrados. Também se fez referência ao Manual de Gestão da Memória do Poder Judiciário, ferramenta desenvolvida no Comitê do Proname. Para a conselheira, as bibliotecas precisam trabalhar de forma colaborativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *