14 de novembro de 2023

TJRN conquista 1º lugar no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça com a campanha “Gente servindo Gente”


TJRN conquista 1º lugar no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça na categoria Comunicação Interna com o projeto “Gente Servindo Gente”

TJRN conquista 1º lugar no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça na categoria Comunicação Interna com o projeto “Gente Servindo Gente”

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) conquistou o 1º lugar no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça na categoria Comunicação Interna com o projeto “Gente Servindo Gente”. A premiação foi entregue na cerimônia de encerramento do 17º Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), realizada em Belém (PA), na sexta-feira (10/11). O TJ potiguar conquistou ainda o 3º lugar na categoria Mídia Audiovisual com o documentário “Águas de Março”.

“Todo o Poder Judiciário está de parabéns por esta conquista nacional que representa muito para nós”, disse o presidente do TJRN, desembargador Amílcar Maia.

A campanha “Gente Servindo Gente” foi realizada ao longo de seis meses (de maio a novembro de 2022) e contou com uma série de ações institucionais de comunicação interna voltadas para servidores, magistrados, estagiários e demais colaboradores do Poder Judiciário do RN. “Gente servindo gente” é uma marca que representa os 130 anos de história feita por pessoas para as pessoas. A identidade visual, criada pela Divisão de Webdesign e Criação Gráfica da Secretaria de Comunicação do TJRN, expressa graficamente as ideias de união, dedicação e multiplicação reunidas no conceito que nomeia a campanha.

130 Anos do Tribunal

Foram realizadas cinco grandes ações que receberam o sufixo “130”, em alusão ao aniversário do TJRN: recepção no retorno ao trabalho presencial após a pandemia da Covid-19; Dia 130: sessão solene, com entrega de medalhas feitas exclusivamente para homenagear personalidades (Mérito Judiciário Amaro Cavalcanti, Valor Judiciário Seabra Fagundes, Medalha Comemorativa dos 130 anos do TJRN); Memória 130: evento artístico-cultural com lançamento de documentário e abertura da exposição dos 130 anos do TJRN; Circuito 130: corrida de rua de 5km para servidores e magistrados do PJRN; e o Lumiar/Workshop 130: evento para a troca de informações sobre ferramentas, serviços e projetos úteis aos gestores do Judiciário, com palestras e workshops das unidades do PJRN.

Já o documentário “Águas de Março”, também produzido pela SECOMS/TJRN, através das Divisões de Mídia Impressa e Eletrônica e de Webdesign e Criação Gráfica, aborda as chamadas adoções necessárias, que envolvem crianças e adolescentes com perfis entre os menos procurados pelos pretendentes. Gravado ao longo de 2021, o documentário tem duração aproximada de 37 minutos e está dividido em cinco partes temáticas: Conversa com especialistas (psicólogas e assistentes sociais) que trabalham nas unidades de acolhimento de crianças e adolescentes; Relatos de pais adotivos de adolescente do interior do estado; Relatos de pais adotivos de grupo de duas crianças irmãs; Relato de pais adotivos de criança com deficiência (PcD); e Diálogo com integrantes de uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, atuante no tema da adoção de crianças e adolescentes.

O juiz auxiliar da Presidência do TJRN, João Afonso Pordeus, salientou o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Comunicação. “Quero parabenizar a toda a equipe da nossa SECOMS, capitaneada pela nossa secretária Andreia Ramos, pelo primeiro lugar no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, na categoria Comunicação Interna, referente à campanha dos 130 anos do TJRN, ‘Gente Servindo Gente’. É o reconhecimento externo da competência da nossa equipe de comunicação, que trabalha sempre em prol de melhorar a imagem do Poder Judiciário, com a promoção de uma ampla ação de comunicação interna com os nossos colaboradores. Então, de certa forma, não foi nenhuma surpresa, pelo menos para mim, esse prêmio, porque eu sei e vivencio a competência dioturna no trabalho desenvolvido aqui, de toda a equipe da SECOMS”, comentou o magistrado.

Os projetos do TJ potiguar concorreram em duas das três categorias com maior número de inscritos: Mídia Audiovisual, que teve um total de 50 projetos, e Comunicação Interna que registrou 46 projetos inscritos. A secretária de Comunicação Social do Poder Judiciário potiguar, jornalista Andreia Ramos, observou que a disputa final na área de Comunicação Interna reuniu o Tribunal do RN, o TJGO e o TST, o que valoriza a conquista.

“O mais importante em tudo é levar o Poder Judiciário norte-rio-grandense ao lugar mais alto, com lastro no trabalho de profissionais dedicados que conseguiram unir simplicidade e arrojo na criação de uma campanha que mobilizou magistrados, servidores e colaboradores, ao reforçar nossa principal missão: servir às pessoas”, observa a responsável pela SECOMS/TJRN. Esta é a sétima vez que o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte obtém o primeiro lugar em premiação de uma das categorias do Conbrascom. “Agradecemos ao presidente do Poder Judiciário, desembargador Amílcar Maia, e a todos que fazem a gestão, pelo apoio e contribuição diária ao desenvolvimento dos nossos projetos, sem esquecer do desembargador Vivaldo Pinheiro, presidente do TJRN durante o desenvolvimento da campanha, no biênio 2021-2022”, complementa a jornalista.

A secretária-geral do TJRN, Andrea Campos, enalteceu a SECOMS/TJRN pela conquista. “[O prêmio] significa que a área de comunicação do Tribunal está no status de excelência, reconhecido nacionalmente pelo seu trabalho, pela sua dedicação, e é motivo de orgulho e de grande alegria dos que fazem o Poder Judiciário do Rio Grande do Norte”, observou Andrea Campos.

A juíza Patrícia Gondim, que atuava como auxiliar da Presidência à época do lançamento da campanha Gente servindo Gente, destacou a importância da valorização das pessoas que fazem o Judiciário, mote do projeto vencedor. “Um dos objetivos do projeto dos 130 anos foi valorizar o nosso capital humano e mostrar que sem ele nada fazemos. E bons projetos têm que ser abraçados e viabilizados”, definiu Patrícia Gondim.

O Prêmio

O TJRN conquistou outros seis prêmios em edições anteriores: Comunicação Institucional (2013); Mídia Digital (2013); Inovação (2014); Endomarketing (2014); Vídeo Institucional (2017) e Comunicação Interna (2019)

O TJRN conquistou outros seis prêmios em edições anteriores: Comunicação Institucional (2013); Mídia Digital (2013); Inovação (2014); Endomarketing (2014); Vídeo Institucional (2017) e Comunicação Interna (2019)

O Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça tem como objetivo reconhecer e valorizar as ações voltadas ao desenvolvimento da cidadania e à inclusão social, de autoria das assessorias de comunicação social dos órgãos ligados ao Sistema de Justiça (Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil), tribunais de contas e instituições afins.

A SECOMS do TJRN conquistou seis prêmios em edições anteriores: Campanha de Comunicação Institucional (2013); Mídia Digital (2013); Inovação (2014); Endomarketing (2014); Vídeo Institucional (2017) e Comunicação Interna (2019).

A premiação completa duas décadas de reconhecimento à excelência na comunicação no sistema de justiça do Brasil e atingiu recorde de inscritos: ao todo foram 400 projetos concorrendo em 12 categorias, cada uma com três finalistas.

O Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom) reúne assessores de comunicação do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, Tribunais de Contas e instituições afins para promover a troca de experiências e ampliar o debate de ações que aproximem as organizações do cidadão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *