29 de setembro de 2022

Sebrae-RN é aceito pela ONU para aderir a pacto pelo desenvolvimento sustentável


O Sebrae do Rio Grande do Norte é o novo integrante do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), confirmando assim o seu apoio aos 10 princípios sobre direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A instituição tornará estes princípios como parte da sua estratégia, da cultura e das operações cotidianas, engajando projetos de colaboração que promovam o avanço dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS. A carta aprovando a instituição no Pacto Global foi enviada pela ONU no início desta semana e está sendo comemorada pelos dirigentes e colaboradores do Sebrae-RN.

A adesão garante o comprometimento da instituição em promover os 10 princípios do Pacto Global da ONU, incluindo os ODS, e educar os diversos públicos sobre sustentabilidade; apoiar as empresas e outras partes interessadas, à medida em que implementam iniciativas de sustentabilidade que beneficiam a cidade e a comunidade em geral. Além disso, a instituição vai propor e implementar parcerias de sustentabilidade corporativa e engajar-se com outras partes interessadas, incentivar as empresas e outros atores a interagir e participar do Pacto Global da Organização das Nações Unidas.Para Zeca Melo, a aprovação pelo Pacto Global da ONU é mais uma conquista do Sebrae (foto: Agência Sebrae)

O diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, afirma que essa aprovação pelo Pacto Global da ONU é mais uma conquista atribuída à equipe de funcionários do Sebrae-RN, que recentemente ganhou o Prêmio FIA/UOL – Lugares Incríveis para Trabalhar no Brasil, e busca a melhor performance da instituição nas questões socioambientais e de sustentabilidade.

“A notícia de que o Sebrae foi aceito para fazer parte do Pacto Global nos chega, trazendo grande satisfação. Prova que a equipe do Sebrae está no caminho certo, apoiando os objetivos de desenvolvimento sustentável e contribuindo com a transformação da sociedade por um mundo melhor”, comemora Melo.

Para as empresas, ser sustentável é uma forma de elevar a competitividade e longevidade dos negócios. Também é possível contribuir para a redução das misérias que afetam a sociedade, promove a prosperidade e o bem-estar coletivo, com foco não só no momento presente, mas também nas gerações futuras e nas outras espécies. A competitividade é fator de sobrevivência para qualquer empresa, assim como a adoção de estratégias sustentáveis se tornou um fator-chave para a diferenciação no mercado e pode estimular as empresas a adotarem inovações que reduzam os custos totais de um produto ou aumentem o seu valor, melhorando a sua competitividade empresarial.

Um comitê formado pelos funcionários Agelda Feitosa (Agência Oeste), Andréa Martins (UCIC), Fernando Sá Leitão (Agência Vale do Açu), Janaína Lucena (UGA), Juliana Cavalcanti (UGP), Mona Paula (UDR), Michelli Barbalho (UNIT), Paulo Ricardo (UGE), Rejane Souza (UGA) e Tâmara Melo (UCIC), está empenhado na execução de um plano de ação que envolve a mensuração de indicadores ESG (práticas institucionais no âmbito social, ambiental e de governança), conectados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), inventário GEE, gases de efeito estufa, dentre outras ações de sensibilização e capacitação do corpo de trabalho, no intuito de levar esse conhecimento para os pequenos negócios do estado do Rio Grande do Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *