07 de outubro de 2022

Rio Grande do Norte inaugura novas Salas do Empreendedor em oito cidades potiguares


 O público de empresários e de potenciais empreendedores das cidades de Janduís, Baia Formosa, Poço Branco, Umarizal, São Paulo do Potengi, Parelhas, Cerro Corá e São Francisco do Oeste já conta com um espaço adequado para registrar negócios e para resolver questões ligadas às atividades empresariais. As oito cidades inauguraram na quarta-feira (5) as Salas do Empreendedor do projeto Município Mais Empreendedor, uma parceria do Sebrae no Rio Grande do Norte com a Assembleia Legislativa, Federação dos Municípios do RN (Femurn) e prefeituras locais. Até agora, 62 cidades já receberam os kits para instalarem os espaços. A iniciativa está investindo R$ 4 milhões para estruturar e padronizar as salas, que funcionam como ponto de atendimento para os empreendedores, em todos os 167 municípios potiguares até o fim do ano, tornando o RN o primeiro estado brasileiro 100% coberto com essa rede de suporte, fomento e estímulo à atividade empreendedora.Em São Paulo do Potengi, o equipamento foi instalado no Centro da cidade, funcionando das 8h às 13h

Em Janduís, a solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Salomão Gurgel e equipe de secretários do município. A sala funciona no prédio da Secretaria de Agricultura e já está disponível aos mais de 300 empreendedores locais. Já em Baia Formosa, o espaço está situado no Largo Acelmo Gomes da Cruz, na Praça de Eventos do município e o atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e 14h às 17h. O município de Parelhas também já está com a estrutura em operação e a sala está instalada no Espaço Empreendedor da cidade.O prefeito de Poço Branco, Edi Carlos Alexandre, inaugurou a sala e assinou atualização da Lei Geral local

Em São Paulo do Potengi, os atendimentos são feitos no horário das 8h às 13h e a sala está situada na rua Otávio Lamartine, 114, no Centro da cidade, e deve suprir as demandas de pelo menos 823 Microempreendedores Individuais (MEI) formalizados no município. Em Poço Branco, a solenidade de inauguração da Sala do Empreendedor também foi marcada pela atualização da Lei Geral Municipal da Micro e Pequena Empresa, assinada pelo prefeito Edi Carlos Alexandre na ocasião. A cidade de Umarizal também abriu oficialmente o espaço, que já está realizando atendimento ao público.Solenidade de inaguração em Parelhas contou com a presença do prefeito e de empreendedoresEm Baia Formosa, a solenidade ocorreu ao ar livre na Praça de Eventos, em frente às instalações da sala

Pelo projeto, todas as Salas do Empreendedor, incluindo aquelas que já funcionavam anteriormente, estão sendo padronizadas, seguindo esse novo modelo com conexão à internet e integração à Rede Sim e aos sistemas de atendimento do Sebrae.

“A instalação de Salas do Empreendedor nos municípios do RN vai garantir uma rede de apoio aos empresários e e empreendedores. Além de orientação do Sebrae, terão acesso a informações e serviços importantes para que possam administrar seus negócios de forma mais simples e prática”, avalia o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto.

Prefeito Salomão Gurgel, durante a inauguração da Sala em Janduís

Nesses locais, os empreendedores poderão contar com serviços, como formalização, alteração e baixa do MEI, orientações sobre obrigações do MEI , consulta Prévia de Localização, impressão de CCMEI, impressão do documento do CNPJ, orientação para emissão e impressão do DAS, impressão Relatório de Receita Bruta para o MEI , declaração Anual do MEI (DASN-SIMEI), emissão de Notas Fiscais do MEI e impressão de CND’s. Além disso, os equipamentos funcionam de forma semelhante a uma Agência do Sebrae na cidade, contando com as soluções oferecidas, como capacitações, consultorias, cursos e palestras, serviço de orientação para o crédito em parceria com instituições financeiras e acesso a calendário de editais das compras municipais.

Reconhecimento do projeto

Sobre a parceria para o projeto Município Mais Empreendedor, o presidente da Assembleia Legislativa do RN, o deputado Ezequiel Ferreira, destaca a relevância das micro e pequenas empresas (MPEs) para o desenvolvimento econômico inclusivo e que os empresários careciam de uma estrutura de apoio nas cidades do interior. “Estamos trabalhando para um ambiente favorável ao surgimento de novos negócios e com isto geração de emprego e renda nos municípios. Aprovamos a Lei da Micro e Pequena Empresa no âmbito da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Com isto ofertamos segurança jurídica aos investidores. E avançamos com essa parceria com o Sebrae, que viabiliza espaços voltados para orientar o cidadão a como abrir o seu próprio negócio. Isto vai mudar a vida das pessoas na sua localidade”, avalia Ezequel.O deputado Ezequiel Ferreira fala da importância do projeto para atividade empreendedora no RN (Foto: João Gilberto)

O presidente da Frente Parlamentar de Apoio às MPE do RN, o deputado Kleber Rodrigues, acredita na importância do projeto e no trabalho conduzido pelo Sebrae para o fomento e desenvolvimento das micro e pequenas empresas. “Inclusive essa atuação do órgão está diretamente envolvida com o crescimento da economia no Rio Grande do Norte. Afinal, dos novos empregos gerados em solo potiguar este ano, 90% foram nas micro e pequenas empresas”, diz o parlamentar.

Em relação às salas, Kleber Fernandes afirma que a Sala do Empreendedor é a expressão maior da disseminação das atividades do Sebrae e, consequentemente, do acolhimento a empreendedores de todos os municípios potiguares. “Historicamente, havia uma reclamação comum dos empresários que se queixavam da centralização de projetos apenas nas grandes cidades. Essa instalação sana essa carência e impulsiona os negócios dos pequenos empresários. É um projeto que está fazendo a diferença”, reconhece o deputado.Para Kleber Fernandes, a Sala do Empreendedor é a expressão maior da disseminação do empreendedorismo (Foto: ALRN)

Demais parlamentares que integram a Frente Parlamentar de Apoio às MPE têm opinião semelhante. O deputado Hermano Moraes vê na abertura dos espaços em todos os municípios uma iniciativa que vai facilitar os processos de abertura de empresas, regularização, bem como serviços exclusivos aos MEI’s. “É de vital importância. Os municípios precisam e têm material humano capacitado para tocar negócios que possam movimentar a economia local, e a Sala do Empreendedor idealizada pelo Sebrae organiza e padroniza o atendimento ao público potencialmente criativo e empregador ao fomentar a abertura de novos negócios”, diz Hermano.

Já o deputado Francisco do PT reconhece a atuação do Sebrae em pautas favoráveis ao empreendedorismo e no poder de articulação com os municípios. “Esse apoio às micro e pequenas empresas é fundamental para a geração de emprego e renda no âmbito local e incentivo às boas práticas de gestão. As salas do empreendedor são espaços de fomento ao desenvolvimento local, contribuindo para iniciativas inovadoras nos municípios. Esta parceria é indutora de desenvolvimento local”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *