18 de fevereiro de 2022

Programa impulsiona negócios e startups de impacto socioambiental


O Sebrae no Rio Grande do Norte está com edital aberto para o IV Programa de Aceleração do Sebraelab, voltado para empresas de base tecnológica com soluções inovadora na área socioambiental com impacto positivo na sociedade ou no meio ambiente. Além de um subsídio de 70% nos custos das capacitações e mentorias oferecidas pelo programa, aos projetos selecionados receberão um aporte financeiro que totaliza R$ 225 mil a serem investidos no negócio. O edital está disponível no site digital.rn.sebrae.com.br/. As inscrições vão até o dia 28 deste mês.

Podem concorrer empresas, cooperativas, startups ou demais entidades da sociedade civil organizada que aliam empreendedorismo, tecnologia e responsabilidade socioambiental ao formatar produtos ou serviços inovadores como solução para problemas das comunidades ou do meio ambiente. “Para participar, as empresas precisam já estar em no mercado, comercializando esses produtos e serviços. O programa está dividido em duas etapas, sendo a primeira a de premiação e a outra, uma jornada de capacitação de seis meses, com consultorias, mentorias, rodadas de negócios, entre outras”, explica a gestora do Projeto de Negócios de Impacto Socioambiental do Sebrae-RN, Mona Paula Nóbrega.

Serão selecionados 15 projetos e, cada um receberá R$ 15 mil como prêmio, além de garantir vaga na maratona de capacitações, orientações e mentorias ofertadas no Sebraelab. Esta edição será voltada exclusivamente para negócios inovadores, de base tecnológica ou digital, que promovam melhorias nas vidas das pessoas e na preservação do meio ambiente. As áreas de atuação das iniciativas sociais devem estar alinhadas à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ou aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O programa tem dois grandes diferenciais. Primeiro, o aporte de recursos como capital semente para que possam alavancar ou se inserir na base tecnológica ou digital, escalando esses negócios em um curto período de tempo. O outro é a conexão com os ecossistemas de inovação e de impacto do Rio Grande do Norte e do Brasil”, diz Mona Nóbrega. Os projetos deverão ser executados prioritariamente no Rio Grande do Norte em um tempo máximo de seis meses. As inscrições vão até o dia 28 e o resultado final será divulgado no dia 18 de março. Confira o edital no link https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/RN/Anexos/EDITAL_01_2022_PROGRAMA_DE_ACELERACAO_SEBRAELAB.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *