06 de março de 2020

Prefeitura realiza capacitação sobre circulação e saúde vascular em parceria com projeto Circulando no Nordeste


A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manha desta sexta-feira (06) uma capacitação sobre circulação e saúde vascular em parceria com o projeto Circulando no Nordeste. O projeto é uma iniciativa do médico especializado em cirurgia vascular Guilherme Pitta, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), e está ocorrendo pela primeira vez em Mossoró. O Circulando Nordeste acontece vez por mês em cidades do Nordeste.

Os profissionais da Atenção Básica Municipal foram capacitados sobre temas como “pé diabético”, úlceras de pernas, trombose venosa e erisipelas pelos profissionais Guilherme Pitta e pelo cirurgião vascular mossoroense Isac Axel. A Secretaria de Saúde contribui com todo apoio logístico à realização do evento.

“Circulando Nordeste é um programa de um grupo de pesquisa do doutorado em biotecnologia lá do Renorbio, um doutorado em rede do nordeste todo, especificamente localizado em Maceió. O tema principal do nosso grupo é feridas. O Nordeste tem um alto índice de amputação e tem muitas feridas na Atenção Básica do SUS, que são feridas seja de úlcera varicosa ou de pé diabéticos. Esse grupo faz pesquisas de drogas, palmilhas, meias elásticas, polainas para tratar esse tipo de patologia que é muito frequente no dia a dia.”, explica do Dr. Pitta.

Pitta ainda explicou que “com a inserção social que o projeto tem, nós propomos um programa para andar nas principais cidades do nordeste para capacitar a atenção básica como é que diagnostica a ferida e trata de forma simples, barata e fácil. Essa é uma experiência de 20 anos de pesquisa e de atuação como assistência nesse tipo de paciente passando para esse Nordeste que é muito grande e muito necessitado no dia a dia.”, finalizou Guilherme.

O médico mossoroense Isac Axel, um dos parceiros do evento, explicou sobre a importância dessa capacitação para os profissionais da rede municipal. “É um evento educativo que leva conhecimento aos profissionais de saúde sobre temas da saúde vascular. São doenças mal ou subdiagnósticadas e para as equipes é muito importante saber o que fazer, reconhecer e quando encaminhar nos casos mais graves. Eu acho que a questão é a de interiorização do conhecimento, tornando a vida das pessoas melhores. Os profissionais capacitados conseguem dar mais qualidade de vida das pessoas que são atendidas nas Unidades Básicas.”, afirmou o médico mossoroense Isac Axel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *