21 de fevereiro de 2024

Parceria entre Sebrae e Correios facilita a operação logística das MPEs potiguares


O Sebrae no Rio Grande do Norte e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos uniram-se para apoiar e facilitar a operação logística das micro e pequenas empresas do estado. As duas instituições firmaram convênio com o objetivo ofertar soluções logísticas inovadoras acessíveis aos empreendedores potiguares de micro e pequeno portes. A parceria tem foco na conjugação de esforços para promover a aproximação e oferecer soluções de tecnologias em logística e cooperação de natureza tecnológica e científica para os pequenos negócios.

O acordo faz parte de um Termo de Cooperação Técnica mais amplo, assinado pelo Sebrae Nacional e os Correios, em âmbito nacional. No Rio Grande do Norte, por meio da parceria, as duas instituições vão desenvolver um Plano de Trabalho, que está baseado em três eixos: E-Commerce, Internacionalização e Políticas Públicas.

O eixo e-commerce contempla ações para desenvolvimento do mercado digital e para estimular comércio eletrônico entre as micro e pequenas empresas do Rio Grande do Norte. Além disso, a parceria também abrange a área de internacionalização dos pequenos negócios, implementando ações de desenvolvimento da internacionalização, incentivo às exportações e importações. O terceiro eixo é o das políticas públicas, que prevê o desenvolvimento de políticas públicas de apoio aos micros pequenos empreendedores potiguares para o uso soluções de logística.

Outro benefício do programa será a possibilidade de empreendedores atendidos divulgarem gratuitamente suas lojas virtuais na Vitrine do portal dos Correios, que é o terceiro site mais visitado do Brasil e 26º mais visitado no mundo.

Além disso, os pequenos negócios poderão ter acesso aos canais físicos do Correios Empresas, que possui unidades em Natal e na região Seridó. Esse serviço oferece suporte logístico para o empreendedor focar no negócio com consultorias na área de e-commerce, em que é fornecido apoio técnico para as estratégias e soluções para o comércio virtual, e coleta ajustada conforme a necessidade da empresa, assim como atividades de pré-postagem, que permite a gestão de todo o processo logístico, liberando, assim, o empresário para concentrar esforços na gestão comercial do negócio.

Entre as soluções para a área de logística, está Log + e o Log Supri, este último voltado para a gestão de suprimentos de itens de consumo. O serviço garante gestão de estoque, controle, embalagem, armazenagem expedição, distribuição, entrega, logística reversa e até recebimento e conferência em casos de medicamentos. Desde o ano passado, os Correios também agregaram uma nova modalidade, In House, que é um serviço de operação intralogística no recinto da empresa.

Uma das vantagens previstas para as empresas atendidas pelo Sebrae é acesso a consultorias especializadas via Programa de Apoio ao Micro e Pequeno Empreendedor (AproxiME), dos Correios. As consultorias são personalizadas e usam ferramentas, que consideram histórico do contrato, perfil de carga, origem e destino com foco para as estratégias de frete. O programa registrou uma evolução de 25% de faturamento, em média, junto às empresas participantes. Até agora, mais de 10,8 mil consultorias já foram realizadas desde 2020.

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