03 de setembro de 2021

Ocupação dos hotéis no RN deve ficar em 60% no feriadão de 7 de setembro, diz ABIH


O feriadão do 7 de setembro, que neste ano caiu em uma terça-feira, pode representar um importante incremento para o turismo do Rio Grande do Norte. A expectativa da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis (ABIH-RN) é uma taxa de ocupação em torno de 60%, com percentual mais alto em destinos como Pipa e São Miguel do Gostoso.

“Quando a gente fala ‘média de ocupação em torno de 60%’, significa dizer que alguns hotéis estarão com 70% de ocupação, outros com 60%, com 50%, 80% e assim por diante”, esclarece o presidente da entidade, Abdon Gosson. Para ele, fazendo uma analogia com o semáforo, o turismo do estado estaria agora no “sinal amarelo”, tendo ultrapassado o momento mais crítico, que seria o “sinal vermelho”.

“Quem sabe no futuro próximo, muito em breve, nos próximos meses, estaremos no ‘sinal verde’, aonde a gente possa ter uma retomada realmente consistente e boa para o turismo”, destacou, revelando otimismo em relação aos últimos meses do ano e à alta estação.

As expectativas do setor de serviços, em geral, são altas para o fim de ano. O Índice de Confiança de Serviços (ICS), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), apresentou aumento de 1,3 ponto em agosto, chegando a 99,3 pontos. Na prática, a economia de serviços foi tão prejudicada no ano passado, com começo da pandemia e sem perspectiva de vacinação, que agora se acredita em melhora nos negócios do setor no quarto trimestre ante igual período em 2020.

O aumento foi o quinto consecutivo. Ao mesmo tempo, os dois subindicadores componentes do ICS apresentaram saldo positivo – houve altas de 2,6 pontos no Índice de Situação Atual (ISA), para 93 pontos, e de 0,1 ponto no Índice de Expectativas (IE), para 105,7 pontos.

Comparação

O presidente da ABIH afirma que o ano de 2020 “não é parâmetro de comparação para o turismo”. Ele explica que o setor ficou praticamente sete meses com 95% dos hotéis fechados. De julho em diante, começou recuperação muito lenta e gradativa. A média de ocupação no feriado de 7 de setembro no ano passado, revela, girou entre 20 a 30%.

“Se neste ano, nós já pretendemos estar em 60%, é uma melhora significativa. Mas antes da pandemia, a ocupação média deveria girar em torno de 70 e 80%, com média até mais alta em alguns lugares como Pipa e São Miguel do Gostoso”, assinala.

Fonte: Agora RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *