17 de janeiro de 2024

Ministro da Educação diz ver com preocupação baixa adesão ao Enem: ‘Metade dos concluintes do Ensino Médio não fez’


O Ministério da Educação divulgou, nesta terça-feira, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, realizado em novembro. Segundo os dados, cerca de metade dos estudantes concluintes do Ensino Médio faltaram às provas, sendo que apenas 1 milhão (50,8%) dos 2 milhões de jovens matriculados prestaram o exame. A abstenção foi vista com preocupação pelo ministro da pasta, Camilo Santana.

— Metade dos jovens que estão concluindo o Ensino Médio não fez o Enem. Precisamos saber o motivo disso e reverter esses números — declarou Santana.

Segundo o ministro, a pasta irá trabalhar em uma pesquisa com estados e municípios para mapear e entender as ausências na edição. Santana explicou que a ideia é que os estudantes concluintes do Ensino Médio respondam ao estudo.

O ministro ainda destrinchou alguns dados:

— Nós tivemos quase 500 mil inscritos no Enem 2023 a mais que 2022, um crescimento de inscrições em praticamente 10%, comparado ao ano anterior. Ainda é muito baixo diante do potencial que nós temos de acesso. Nós temos um total de matrículas públicas e privadas de em torno de 2 milhões e 83 mil jovens que estão concluindo o ensino médio no ano de 2023, e se inscreveram apenas 1 milhão e 400. Então tivemos mais de 600 mil jovens que não se inscreveram, e dos que participaram apenas 50% dos que estão concluindo o ensino médio em 2023 — explicou.

Em contrapartida, o ministro destacou o aumento do índice de participação dos estudantes da rede pública: foram 46,7% (837,6 mil), ante 38,1% (766,9 mil) na edição de 2022.

O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *