06 de setembro de 2019

Mais de 1.100 famílias são beneficiadas pelo programa Criança Feliz em Mossoró


Em Mossoró são 1.119 famílias acompanhadas pelo programa Criança feliz, que tem como objetivo ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando a família e contexto de vida.

O Criança Feliz é um programa do Governo Federal e foi instituído por meio do Decreto n° 8.869, de 05 de outubro de 2016, tendo como funcionamento a Lei n° 13.257, de 08 de março de 2016, que trata do Marco Legal da Primeira Infância, período que abrange os seis primeiros anos completos, ou seja, os 72 meses de vida da criança.

Os visitadores são capacitados em diversas áreas de conhecimento, como saúde, educação, serviço social, direitos humanos, cultura, etc. Para participar do programa, é preciso manter os dados atualizados no Cadastro Único e seguir os critérios determinados pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças, buscando envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

De acordo com dados da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Juventude, 15.697 visitas já realizadas pelas equipes desde que o programa foi retomado, em 2018. São beneficiadas crianças de 0 a 6 anos, e gestantes.

Hoje acontece em seis Centros de Referência em Assistência Social (CRASs), nos bairros: Sumaré, Alto de São Manoel, Santo Antônio, Barrocas, Abolição e Belo Horizonte. “O objetivo do programa é justamente esse acompanhamento para as crianças de até 6 anos, beneficiadas pelo Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada (BPC), fortalecendo o vínculo familiar, para que no futuro eles tenham uma profissão e cidadania”, explicou Cyrnale Priscila, assistente social responsável pelas visitações.

Jucilene Fonseca é mãe de Júlia e Sara. Esta segunda tem dois anos e é beneficiada pelo programa e os atendimentos dos visitadores tem mudado o comportamento da criança. “Este é o primeiro ano dela na escola e como desde o ano passado ela já era acompanhada, quando começou a estudar já sabia algumas coisas como as cores, as formas geométricas. Me ajudou bastante com relação ao desenvolvimento dela”, destacou.

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