25 de maio de 2021

Maioria dos tweets sobre CoronaVac é de críticas à vacina, aponta estudo


De agosto a novembro de 2020, a maioria das menções no Twitter sobre a CoronaVac foi contrária à vacina e as críticas foram puxadas por perfis bolsonaristas. As conclusões constam em nota técnica da Rede de Pesquisa Solidária divulgada nesta 2ª feira (24.mai.2021). O estudo, elaborado por pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) e FGV (Fundação Getúlio Vargas) considera dados do PoderData para avaliar a intenção da população em se vacinar.

Eis a íntegra (1 MB).

O único período dentro da análise com mais citações positivas que negativas à CoronaVac foi a semana epidemiológica 43 (18 a 24 de outubro de 2020). Naquela semana, o Ministério da Saúde anunciou pela 1ª vez a compra da vacina produzida pelo Butantan. Em menos de 24 horas, a pasta recuou depois de o presidente Jair Bolsonaro vetar a aquisição do imunizante.

Apesar de a defesa da vacina superar as críticas, “o volume absoluto de menções contrárias à CoronaVac registrado nesta semana de outubro de 2020 foi o maior considerando o período analisado entre março e dezembro de 2020”, afirmam os pesquisadores.

INTENÇÃO DE SE VACINAR

O estudo usa dados do PoderData para avaliar a adesão da população à vacinação contra a covid-19. Os autores ressaltam que o instituto “realiza pesquisas quinzenais sobre os principais assuntos políticos no país”.

Os pesquisadores destacam que o menor percentual de pessoas interessadas em receber os imunizantes foi  observado em dezembro de 2020, “exatamente no mês em que o governo federal anuncia a aquisição de doses da CoronaVac produzidas pelo Instituto Butantan”. 

Eles também apontam que a adesão aumentou depois que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o uso emergencial da CoronaVac, em janeiro de 2021. A edição mais recente da pesquisa do PoderData mostra estabilidade na intenção de vacinação, acima de 80%.

Poder360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *