21 de agosto de 2021

Itamaraty diz negociar acordos para tirar brasileiros do Afeganistão


Cinco brasileiros ainda estão no Afeganistão e 2 deles querem deixar o país. As informações foram fornecidas pelo Ministeri das Relações Exteriores, nessa 6ª feira (20.ago.2021), ao G1.

A pasta disse que está apoiando os cidadãos brasileiros e buscando acordos diplomáticos com países que estão realizando operações de resgate para que eles sejam incluídos em algum voo.

O Itamaraty afirmou também que está verificando a possibilidade de conceder vistos humanitários para pessoas afetadas pela situação política no Afeganistão. Segundo a pasta, os termos seriam “semelhantes aos concedidos a haitianos e apátridas da República do Haiti e para as pessoas afetadas pelo conflito na Síria”.

Anteriormente, o Itamaraty havia dito que não tinha registros de brasileiros no país.

Na 5ª feira (19.ago.2021), no entanto, Olyntho Vieira, embaixador do Brasil responsável por Paquistão, Afeganistão e Tajiquistão, confirmou que autoridades brasileiras tinham recebido ao menos 2 notificações de brasileiros no Afeganistão.

Uma delas era de uma mulher casada com um argentino. Eles deixaram o país com a ajuda da embaixada argentina. A outra vinha de um homem que tentou estabelecer contato, mas estava com dificuldade de comunicação.

Muitos países estão organizando missões de retirada de seus cidadãos. Afegãos que colaboraram com as forças de segurança estrangeiras também estão sendo evacuados. O aeroporto de Cabul tem sido palco de superlotação e cenas de caos.

Poder360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *