02 de julho de 2021

Desembargadores aprovam Plano Estratégico do Poder Judiciário RN 2021-2026


O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte aprovou o Plano Estratégico do Poder Judiciário potiguar para o sexênio 2021-2026. A iniciativa surge com a necessidade de analisar os novos cenários, o levantamento de estrategias, indicadores, metas e homologação dos macrodesafios com o propósito de cumprir sua missão, buscando alcançar a desejada visão de futuro – segundo o texto da Resolução nº 25/2021, de 30 de junho. As ações estratégicas serão desenvolvidas em todos os órgãos e unidades da Justiça Estadual. Entre os valores organizacionais que norteiam o plano estão efetividade, inovação, proatividade, celeridade, sustentabilidade, transparência, ética e acessibilidade.

Desembargador presidente do TJRN, Vivaldo Pinheiro ressalta a visão de governança e avanço do Judiciário norte-rio-grandense para os próximos seis anos. “Monitorar nosso desempenho, ver o que pode ser aperfeiçoado, promover o incremento de novas tecnologias e o olhar voltado para que alcancemos um nível cada vez melhor na prestação de serviço aos cidadãos é o espírito de todo este planejamento”, assegura o dirigente da Justiça potiguar.

Os atos normativos e as políticas judiciárias elaboradas pelo Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte serão fundamentados em critérios como missão, visão, valores, objetivos, indicadores, metas e iniciativas estratégicas. A execução da estratégia nacional e estadual é de responsabilidade de desembargadores, juízes, servidores e colaboradores do Poder Judiciário potiguar, que será executada de forma colaborativa sob a assessoria da Secretaria de Gestão Estratégica (SGE).

Será a SGE a unidade responsável por realizar a atualização, a implementação e o monitoramento da execução do plano. A avaliação e acompanhamento ocorrerão, a cada quatro meses, com a realização de Reuniões de Análise da Estratégia (RAEs) monitorando os resultados da execução do Planejamento Estratégico da Corte e eventuais ajustes necessários, com a presença do Comitê de Gestão Estratégica do TJRN.

Compete ao Comitê coordenar as atividades de gestão estratégica e autorizar as modificações solicitadas pela SGE, com base nas análises periódicas, indispensáveis ao alcance dos objetivos do Plano Estratégico.

O monitoramento e a avaliação da Estratégia do Poder Judiciário acontecerá por meio de instrumentos que promovam o alcance dos objetivos estratégicos da Justiça potiguar e dos respectivos indicadores e metas como análise dos indicadores estratégicos; acompanhamentos das metas internas; monitoramento das metas nacionais; aperfeiçoamento dos processos de Trabalho; execução dos Projetos Estratégicos e novas iniciativas estratégicas. As metas internas poderão ser revistas e alteradas sempre que houver necessidade, pela Secretária de Gestão Estratégica, após aprovação do Comitê de Gestão Estratégica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *