28 de abril de 2023

Constitucionalista português publica artigo sobre democracia representativa na revista REPOJURN


A Revista do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte (REPOJURN) disponibilizou nesta quarta-feira (26/4) um novo artigo, o quarto a compor a edição de nº 1, do Volume 3 (jan-jun 2023), do periódico. O artigo titulado “A democracia representativa” é de autoria do jurista e professor catedrático Jorge Miranda, consagrado constitucionalista português e um dos participantes da Assembleia Constituinte Portuguesa que preparou a Constituição da República Portuguesa de 1976.

No texto, o autor homenageia o constitucionalista Paulo Bonavides, falecido em 2020 e estudioso do tema, tratando da relevância da democracia representativa no Estado democrático de Direito.

O artigo pode ser acessado em https://revista.tjrn.jus.br/revistas

Jorge Miranda é Doutor em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Doutor Honoris causa em Direito pela Universidade de Pau (França), pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, pela Universidade de Lovaina e pela Universidade do Porto.

Próximo artigo

Nessa sexta-feira (28), será publicado o artigo “Regime Jurídico dos Servidores Públicos e Lei Complementar nº 173/2020: os fundamentos da lei temporária na seara administrativa”, escrito pelo autor Raimundo Márcio Ribeiro Lima, Procurador Federal e Doutor em Direito Público pela Universidade de Coimbra e Doutor em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará.

Fechamento da edição

A REPOJURN receberá, até este domingo (30/4), novos artigos para compor o número 1 de seu volume 3. A cada ano é aberto um volume – atualmente a revista está em seu terceiro – e cada volume se compõe de dois números, sendo um para cada semestre.

As regras de submissão de artigos podem ser vista em https://revista.tjrn.jus.br/editais-de-submissao

A coordenação da Revista ressalta que a submissão de artigos tem caráter contínuo, ou seja, os artigos são aceitos para avaliação a todo momento. Artigos enviados após o dia 30 de abril deverão compor a segunda edição do Volume 3 da REPOJURN.

A REPOJURN adotou, a partir de 2023, a política de publicação avançada (ahead of print), que significa que os artigos são publicados tão logo sejam aprovados em avaliação duplo cego por consultores e confirmadas pelo editor-chefe da revista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *