16 de novembro de 2020

Confira a lista dos vereadores eleitos para a Câmara Municipal de Natal


A Câmara Municipal de Natal (CMN) terá 14 pessoas novas na legislatura de 2021-2024, mas os resultados das eleições deste ano apontam um índice de renovação semelhante às eleições de 2016 – 48,3%.

Portanto, 15 vereadores ou  51,7%  da bancada de 29 membros da Casa, conseguiram a reeleição. O vereador eleito mais votado é Herberth Sena (PL), com 6.029 votos, que recebeu o apoio do deputado estadual Ubaldo Fernandes (PL), tendo como principal base eleitoral o bairro das Rocas.

Já a bancada das mulheres na Câmara diminuiu de tamanho, de oito vereadoras eleitas em 2016, agora a bancada feminina passou a ter sete representantes, entre as quais a reeleita vereadora Divaneide Basílio (PT), a segunda mais votada este ano, com 5.966 sufrágios. Já o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Freire (PDT) reelegeu-se em terceiro lugar entre os mais votados, com 5.547 votos.

Outros vereadores reeleitos foram Robson Carvalho, Felipe Alves e Nina Souza (PDT), Aroldo Alves, Chagas Catarino e Kleber Fernandes (PSDB), Klaus Araújo (Solidariedade), Bispo Assis (Republicanos), Preto Aquino (PSD), Júlia Arruda (PC do B), Eriko Jácome (MDB), Ana Paula Correia (PL)  e Raniere Barbosa (Avante).

As “caras novas” na Câmara Municipal de Natal são Tércio Barreto Tinoco (PP), Aldo Clemente Filho (PDT), Herberth Sena (PL), Camila de Araújo Cabral (PSD), Margarete Régia de Lima (PROS), Robério Paulino (PSOL), Eribaldo Medeiros da Silva e Nivaldo Varela Bacurau (PSB), Antonio Araújo Peixoto e Hermes Câmara de Souza (PTB), Milkley Leite (PV), Brisa Bracchi e Daniel Valença (PT) e Anderson Lopes da Silva (SD).

Também existe a hipótese do vereador eleito Robério Paulino, mesmo depois de tomar posse, vir a a assumir a cadeira de deputado estadual na Assembleia Legislativa em função da cassação do mandato do deputado Sandro Pimentel. No caso, com a saída de Robério Paulino, assumiria a cadeira dele na Câmara a primeira suplente do  PSOL Camila Barbosa dos Santos.

Uma das surpresas da eleição proporcional foi a não reeleição do vereador Luiz Almir, que aparecia como um dos mais votados em todas as pesquisas de intenções de votos. Também não foram reeleitos os vereadores Ary Gomes, César Andrade, Dickson Júnior, Dinarte Torres, Ney Júnior (PDT), Sueldo Medeiros (PROS),  Maurício Gurgel (PV) Cícero Martins (PP), Dagô de Andrade (PSDB), Fernando Lucena (PT), Fúlvio Saulo (SD). Os vereadores Eleika Bezerra (PSL) e Franklin Capistrano (PSB) desistiram de concorrer à reeleição.

Até o fechamento desta edição havia um recurso em tramitação na Justiça eleitoral que pode mudar o cálculo do coeficiente. Trata-se do recurso de Stanley Luciano da Silva Nascimento, que teve uma sentença de indeferimento por questionamento com relação à de documento no registro da candidatura. A apuração dos votos do candidato ficou sub judice, mas ele recorreu e pediu para que seus votos sejam contados. O recurso foi acatado em um acórdão que teve com relator o desembargador e juiz eleitoral Cláudio Santos, mas até o encerramento desta edição, o TRE-RN não tinha oficializado uma mudança na lista dos vereadores eleitos.

Fonte: TN Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *