01 de outubro de 2015

CNJ auxilia tribunais a melhorarem índices de produtividade


O Departamento de Gestão Estratégica (DGE) e o de Pesquisas Judiciárias (DPJ) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vão auxiliar os tribunais a melhorarem seus indicadores de desempenho. A primeira reunião foi realizada, por videoconferência, na segunda-feira (28/9) com juízes e servidores do Tribunal de Justiça do Estado Piauí (TJPI). A corte piauiense apresentou baixos índices de produtividade no Relatório Justiça em Números, diagnóstico anual do Judiciário divulgado pelo CNJ em 15 de setembro.

A iniciativa foi do conselheiro Norberto Campelo, no intuito de auxiliar o tribunal a melhorar os indicadores de produtividade do órgão. Nas próximas semanas, outros tribunais com baixos índices deverão ser procurados pelo conselheiro para receber as mesmas orientações.

O Índice de Produtividade do TJPI (IPC-Jus) foi o mais baixo entre os tribunais estaduais de pequeno porte, com 53,7%. O dado leva em conta diversos fatores e denota o grau de eficiência de um tribunal.

Sugestões – Além de esclarecer os indicadores do Justiça em Números, durante a videoconferência foram apresentadas propostas de como melhorar a produtividade do TJPI. Uma das sugestões é seguir as instruções do projeto Diagnóstico e Fortalecimento dos Judiciários Estaduais, fruto de parceria entre CNJ e o Banco Mundial. Por três anos, o projeto estudou a realidade dos 27 Tribunais de Justiça no país, resultando em proposta de novo modelo colaborativo de alocação de recursos humanos e orçamentários, com foco no redesenho e otimização de procedimentos e rotinas, para melhorar o acesso à Justiça.

Com informações da Agência CNJ de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *