10 de junho de 2019

Residência Judicial da Esmarn faz uso de videoconferência em banca de TCC


O Programa de Residência Judicial da Escola da Magistratura (Esmarn) realizou, na última sexta-feira (7), um projeto piloto para implantar, em futuro próximo, o uso da tecnologia de videoconferência nas defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs).

O sistema consiste em permitir ao convidado externo da Banca a participação no processo de avaliação por meio da transmissão de áudio e vídeo, dispensando a necessidade da presença física. O uso da ferramenta é autorizado pelo Colegiado do Programa, seguindo a tendência praticada pelo CNJ em varas judiciais dos tribunais, bem como em universidades, a exemplo da UFRN.

A juíza Carla Portela, da 2ª Vara Cível de Mossoró e presidente da banca, e o juiz Herval Sampaio, presidente da Amarn e avaliador interno, foram pioneiros ao usar a videoconferência durante o processo de defesa do trabalho de conclusão de curso do residente Rodrigo Holanda. “O instrumento da videoconferência foi adotado como alternativa para solucionar a impossibilidade de presença do convidado externo da banca, o professor doutor da Ufersa, Ulisses Levy, que participou ativamente de todo o processo, uma excelente experiência” destacou a orientadora, Carla Portela.

Para Rodrigo Holanda, a expectativa do uso dessa tecnologia em sua defesa foi atendida de forma positiva “A dúvida se a ausência física atrapalharia foi desfeita, o sistema de informática da Esmarn foi bem efetivo, não houve atraso, delays e não comprometeu em nada a realização da banca” ressaltou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *