25 de julho de 2018

Prefeita de Mossoró empossa membros do Conselho Municipal do Idoso


A prefeita Rosalba Ciarlini deu posse aos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso nesta terça-feira, 24. A cerimônia de posse aconteceu no Salão dos Grandes Atos, do Palácio da Resistência, e contou com a presença de todos os novos membros do Conselho.

O conselho é composto por cinco representantes do poder público municipal dos seguintes órgãos: Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS); Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Secretaria Municipal de Infraestrutura; Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Juventude; e Secretaria Municipal de Saúde. Além destes, outros cinco representantes da sociedade civil das seguintes instituições: Instituto Amantino Câmara; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Mossoró; Universidade Potiguar (UNP); Rotary Clube; e Diocese de Santa Luzia.

Os novos membros foram escolhidos durante o Fórum Municipal dos Direitos dos Idosos, em 23 de maio deste ano. A partir de agora devem se reunir para a escolha da nova diretoria. “Estamos em um processo de violência e desrespeito ao idoso, mas ao mesmo tempo de longevidade. Temos que pensar nisso como políticas públicas de forma a contribuir para que a rede sócio assistencial funcione. O idoso tem que ser pensado dentro da família, da comunidade e do acompanhamento institucional”, destacou a representante da Uern, professora Suzaneide Menezes.

A secretária do Desenvolvimento Social e Juventude, Lorena Ciarlini, destacou que os Conselhos Municipais estão passando por várias fazes de estruturação. “Como gestora, sinto que estamos avançando. A atuação do Conselho é um ganho para a sociedade como um todo”, afirmou.

A prefeita Rosalba Ciarlini lembrou que o Conselho estava desestruturado há três anos. “Nós tínhamos que reativar os trabalhos do Conselho, pois são de suma importância para os idosos. Cuidar do idoso não é só dar remédio, mas ter cuidado com lazer, acessibilidade, qualidade de vida e garantia de direitos”, frisou.

O Conselho é um órgão de caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador da política municipal dos direitos do idoso, regido pela Lei nº 2.320/2007, e funciona no Centro Administrativo Alcides Belo, sendo vinculado à Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Juventude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *