28 de dezembro de 2021

Maioria diz ser contra casais gays em comerciais de televisão, diz Datafolha


A maioria da população brasileira diz que professar opiniões racistas não é direito, mas é contra a presença de casais gays em comerciais de televisão. O resultado é de pesquisa Datafolha que analisou a concordância ou não com sete afirmações sobre temas presentes no debate social.

O levantamento foi feito entre 13 e 16 de dezembro, com 3.666 entrevistas com pessoas de 16 anos ou mais em 191 municípios de todo o país. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Pouco mais de metade (51%) da população diz concordar totalmente ou em parte que “comerciais com casais homossexuais devem ser proibidos para proteger as crianças”. Afirmam discordar da frase totalmente ou em parte 45% dos entrevistados, e 2% declaram não saber.

A concordância é maior entre os homens (55%) e os menos escolarizados (57%) do que entre as mulheres (48%) e aqueles com ensino superior completo (39%). A adesão a esse discurso é expressiva também entre evangélicos, chegando a 67% neste segmento, em contraste com 50% dos católicos e 40% dos espíritas.

A aparição de casais gays em comerciais já acontecia antes, mas foi alvo de uma onda de ataques homofóbicos em 2015 em uma propaganda de O Boticário para o Dia dos Namorados.

Mesmo com as críticas, para especialistas no mercado publicitário, campanhas com diversidade trazem ganhos às empresas, uma vez que aumentam a ligação com consumidores alinhados ao discurso de maior tolerância.

Folha de S.Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *