03 de junho de 2016

Justiça barra os jogos as 11 horas


A Justiça acatou o pedido de liminar suspendendo todos os jogos da dupla ABC e América marcados para o horário da manhã. A decisão foi da juíza do Trabalho, Simone Medeiros Jalilo, com isso, o confronto entre o Alvinegro Potiguar contra o Botafogo-PB, marcado na tabela da série C para as 11 horas, no próximo domingo em João Pessoa, terá o horário adiado ou será suspenso. A decisão só poderá ser modificada, caso a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como ré na ação, consiga derrubar a liminar proferida pela 1ª Vara do Trabalho de Natal.
A ação civil pública, com pedido de liminar, foi baseado em estudos científicos, apresentando os riscos de expor os atletas a jogos sob temperaturas muito altas. A peça contra CBF foi apresentada pelo procurador do Trabalho José Diniz de Moraes, do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Norte (MPT/RN).

Os argumentos apresentados tiveram base na reclamação do Sindicato dos Atletas Profissionais de Futebol do RN, que resolveu intervir após recebimento de abaixo-assinados dos jogadores de ABC e América, criticando a obrigação de realizações de jogos matinais. Entre os argumentos utilizados pelo MPT/RN são citados estudos que apontam os prejuízos à saúde do jogador profissional de futebol quando submetido à prática do esporte em temperaturas elevadas e exposto aos raios ultravioletas no horário das 11h às 13h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *