21 de janeiro de 2021

Incêndio atinge sede de laboratório indiano que exportará vacinas contra covid-19 ao Brasil


Um incêndio atingiu a sede do Instituto Serum, da Índia, nesta quinta-feira (21). Segundo as primeiras informações das emissoras de TV locais, a produção no maior fabricante mundial de vacinas não foi afetada.

No local, na cidade de Pune, milhões de doses da vacina contra covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford estão sendo produzidas atualmente.

Um lote de 2 milhões de doses do imunizante fabricado no instituto teve uso emergencial no Brasil autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As vacinas, contudo, não têm data para chegar ao país.

De acordo com os canais indianos, o incêndio começou em um local em construção, longe das instalações de produção de imunizantes. Ao menos seis caminhões de bombeiros foram enviados ao instituto.

A causa do incêndio ainda não foi esclarecida — bem como a extensão dos danos. Segundo relatos, não há feridos no incêndio.

Produção em expansão

O CEO do Instituto Serum, Adar Poonawalla, disse em recente entrevista que espera aumentar a capacidade de produção de 1,5 bilhão para 2,5 bilhões de doses por ano até o final de 2021. A nova instalação, atingida pelo fogo, seria a chave para essa expansão.

Das mais de 12 bilhões de doses da vacina contra o coronavírus que devem ser produzidas este ano, os países ricos já compraram cerca de 9 bilhões e muitos têm opções para comprar ainda mais. Como resultado, o Instituto Serum provavelmente produzirá a maioria das vacinas que serão usadas pelos países em desenvolvimento.

Fonte: Gaúcha ZH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *