14 de novembro de 2018

Em encontro com professores de Direito, Aldo Medeiros se compromete com OAB “parceira do ensino jurídico”


Uma OAB parceira e fomentadora do ensino jurídico. É nesta direção que o advogado Aldo Medeiros pretende conduzir a seccional regional que pretende presidir a partir de janeiro. O compromisso foi ratificado em um encontro com professores de Direito nesta terça-feira (13).

Pertencentes a diversas instituições no Rio Grande do Norte, dezenas desses docentes participaram do encontro por se declararem representados pelas propostas da Chapa 30, que tem 11 professores em sua composição. Eles afirmam que a OAB/RN não atende à advocacia potiguar com boas opções de qualificação.

Ele próprio professor por 15 anos durante sua carreira jurídica, Aldo Medeiros concordou com a afirmação, dizendo ver com clareza toda a necessidade apontada pelos profissionais que atuam nas salas de aula. Para mudar esse cenário, o candidato a presidente quer implementar ideias como a completa reformulação da Escola Superior de Advocacia (ESA), órgão auxiliar da OAB na promoção de ações que capacitem os profissionais da área.

“Vamos tornar a ESA um exemplo para todo o Norte e Nordeste, diferentemente do que acontece hoje na OAB, em que somos referência por ter a anuidade mais cara da região”, afirmou Aldo, destacando ainda a proposta de dar um “acolhimento diferenciado” para os advogados recém-formados, que precisam de um suporte maior da entidade no início da carreira. “Venceremos a eleição no próximo dia 28 e passaremos a ter uma OAB parceira e fomentadora do ensino jurídico”.

Professora de Direito pela UFRN e candidata ao Conselho Federal, Ana Beatriz Presgrave reforçou que a Chapa 30 também quer tornar a ESA potiguar parceira de outras instituições, inclusive de outros Estados, para ampliar opções de cursos de pós-graduação e de mestrado para os advogados locais. Além disso, completou ela, a seccional regional será mais ativa na busca pela melhoria dos cursos de graduação, fortalecendo sua interação com as faculdades de Direito. “A OAB hoje deixa a advocacia em segundo plano em termos de ensino jurídico”, lamenta Ana Beatriz.

Também criticou o quadro educacional para os advogados o professor Felipe Maciel, para quem a Escola Superior de Advocacia é falha nos serviços que presta atualmente. “A ESA até tem estrutura, mas não tem funcionalidade”, definiu Felipe Maciel, que leciona no do UNI/RN (Centro Universitário do RN).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *