13 de novembro de 2020

“Caminhos da Justiça” irá às ruas de Natal para levar informações de prevenção ao câncer de próstata


Reeducandos atendidos pelo programa “Caminhos da Justiça” irão às ruas de Natal para mais uma ação de conscientização dos natalenses. Desta vez, o objetivo é conscientizar a população masculina sobre a prevenção ao câncer de próstata, dentro das atividades do “Novembro Azul”, mês destinado ao cuidado com a saúde do homem. A partir da segunda-feira (16), a meta é chamar a atenção desta parcela da sociedade para a necessidade de procurar um urologista e realizar exames preventivos. A campanha prossegue até 27 de novembro, de segunda a sexta-feira, manhã e tarde.

Apesar de ser uma iniciativa de apoio aos reeducandos, egressos do sistema prisional, o “Caminhos da Justiça” está sempre atento à prestação de serviços à comunidade, por meio do projeto Cidadania Plena. São eles os reeducandos atendidos pelo programa, coordenado pela juíza Lena Rocha, que farão a entrega de 5.000 panfletos à população natalense, no Centro da capital potiguar, Alecrim e bairros da Zona Norte.

“Muitos homens não se cuidam em virtude do desconhecimento sobre o assunto e por isso, queremos dar nossa contribuição para ampliar a informação, a percepção e visão das pessoas sobre este tema”, destaca a magistrada. E a preocupação da juíza e da equipe responsável pelo programa faz todo o sentido. A patologia é a segunda principal causa de mortes entre a população masculina, em todo o mundo. A mais letal depois do câncer de pele não melanoma.

Dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), no início de novembro, apontam que 42 homens morrem por dia, no Brasil, em decorrência do câncer de próstata. Outra instituição que lida com o tema, o Instituto Nacional do Câncer (Inca), tem estimativas de que em 2020 serão registrados mais de 68 mil casos da doença no país. O mesmo órgão apontou que em 2018, foram registradas 15.576 mortes por causa deste tipo de câncer no território brasileiro.

Nos informes a serem distribuídos à população é ressaltado a necessidade de cada pessoa cultivar hábitos saudáveis, visitar o urologista uma vez por ano, ter uma alimentação baseada em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais e baixa ingestão de gorduras. Atividade física é outra providência a ser incluída no dia a dia, além da redução do consumo de álcool e não fumar. O texto distribuído reforça que as chances de cura deste tipo de câncer, se detectado na fase inicial, são elevadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *