15 de agosto de 2017

Antropóloga Juliana Melo fala sobre realidade carcerária no RN no Café das 7 desta quarta (16)


A realidade carcerária no Estado do Rio Grande do Norte será o tema da entrevista desta quarta-feira (16) do programa Café das 7, com Juliana Melo, docente da UFRN e doutora em Antropologia Social. O Café das 7 vai ao ar das 7h às 7h50, na Rádio Rural AM 1.090, de segunda a sexta-feira, com apresentação dos jornalistas Alexandre Mulatinho e Luíza Gualberto.

Nesta terça-feira (15), a professora participou de uma palestra com a temática sobre as facções criminosas que atuam no Estado, visando mostrar a realidade caótica vigente em todo sistema carcerário. O evento ocorreu no Auditório B do bloco Terra III (UNI-RN).

O objetivo foi proporcionar aos alunos um debate mais aprofundado com profissionais que convivem de perto com a realidade dos presídios no Estado.

Foram convidadas a ministrar a palestra e a participar dos debates: Juliana Melo, docente da UFRN e doutora em Antropologia Social; Paula Cavalcanti, advogada e pesquisadora, e Vilma Batista, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do RN.

O evetno antecede o lançamento do projeto Tribunal do Júri, evento do curso de Direito do UNI-RN, que acontece de 29 a 31 de agosto, e tem como tema “Direito e transdisciplinaridade: perspectivas e desafios”.

A professora Juliana Melo é do Departamento de Antropologia/PPGAS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ela tem pesquisado sobre as condições das prisões no Brasil e a relação com as desigualdades sociais e a criminalização da pobreza.

Juliana esteve presente em Alcaçuz, em janeiro deste ano quano ocorreu a maior rebelião da história do RN, teve contato direto com os familiares dos apenados e também faz parte da Frente de Apoio aos Familiares e de Acompanhamento do Sistema Penitenciário do RN.

Breve currículo:
Pós Doutorado em Antropologia Social – UNB
Doutorado em Antropologia Social na Universidade de Brasília – UNB
Mestrado em Antropologia Social na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Bacharelado em Ciências Sociais, habilitação em Antropologia – Universidade de Brasília – UNB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *