08 de agosto de 2019

“A Comissão de Saúde cumpre seu dever de fiscalizar”, afirma Fernando Lucena


À Comissão de Saúde compete opinar sobre proposições e assuntos relativos às políticas públicas de saúde física, mental e bucal; programas governamentais e comunitários de saúde. No comando das ações está o vereador Fernando Lucena (PT), presidente do colegiado. O parlamentar é presença constante nas reuniões e lidera o grupo temático em diversos debates sobre assuntos de interesse público.

“Estamos conseguindo encaminhar questões importantes para a sociedade como a solução para o cemitério das ambulâncias no Centro de Zoonoses, na Zona Norte da Capital, e do problema na rede elétrica do Hospital Municipal, que tem uma estrutura antiga. Também estamos lutando permanentemente pelo aumento do número de médicos na rede, ampliação dos estoques de vacina, fortalecimento das políticas de atenção aos idosos e projetos de enfrentamento ao suicídio”, defendeu Fernando Lucena.

Referência no Rio Grande do Norte em cirurgias vasculares e o principal destino de pessoas em tratamento para problemas como o “pé diabético”, o Hospital Ruy Pereira corria o risco de fechar as portas em este mês. Mas através do diálogo estabelecido pela Comissão de Saúde da CMN – que realizou audiência pública e mobilizou os movimentos sociais em torno do tema – o Governo do Estado decidiu manter a unidade, que fica em Petrópolis, na Zona Leste de Natal, em funcionamento.

“Esse é um hospital de referência e de retaguarda com quase cem leitos, que não podem ser fechados numa saúde caótica como a do Rio Grande do Norte”, comentou Lucena. “Na situação que vivemos não podemos nem imaginar o fechamento de um hospital. Ao invés disso, temos é que abrir mais unidades em Natal e demais regiões do estado”, continuou.

Na sequência, o parlamentar falou sobre a importância do colegiado para a saúde da capital potiguar. “Podemos ver a dimensão que temos na elaboração de políticas públicas e as reuniões da comissão nos auxilia no diálogo, na organização da luta e na busca de soluções para o fortalecimento do SUS, uma vez que é um sistema que atende 90% da nossa população”, disse ele. “A Comissão cumpre com seu dever em 2019 sem nada pendente, mesmo tendo a cada quinze dias visitas externas para fiscalizar a atuação do poder público. Os bons resultados são frutos do comprometimento dos parlamentares e servidores que integram o colegiado”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *