02 de setembro de 2019

TJRN instala Comitê de Valorização Feminina no âmbito do Poder Judiciário potiguar


O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte celebrou nesta sexta-feira (30) a instalação do Comitê de Valorização Feminina no âmbito do Poder Judiciário do Estado do RN. O Comitê, formado por magistradas e servidoras, tem como objetivo desenvolver ações afirmativas para garantir uma maior valorização das mulheres dentro e fora do Poder Judiciário.

A desembargadora Zeneide Bezerra, presidente do Comitê, destacou a importância da criação dessa ferramenta de ação. “É um grande divisor de águas, eu estou na magistratura desde a década de 1980 e agora houve esse despertar, uma vontade que houvesse essa integração. Isso vai modificar muito o Judiciário. Espero que a gente possa envolver todas nós, junto com os homens, naturalmente”.

Além de ser presidido pela desembargadora, o comitê é formado pelas juízas Ana Cláudia Secundo Lemos, Fátima Soares e Carla Virgínia e pelas servidoras Francineide Barbosa e Andreia Ramos, secretária de Comunicação Social.

Os objetivos do comitê são: propor políticas institucionais internas de valorização da mulher; prevenir ocorrências de assédio, violência ou discriminação da mulher no ambiente interno de trabalho; incentivar a participação de mulheres nos cargos de chefia e assessoramento, em bancas de concurso e como expositoras em eventos institucionais; e incentivar a participação das mulheres no processo democrático por meio de ações institucionais socioeducativas e de projetos voltados à cidadania política.

O Comitê também realizou sua primeira reunião logo após a solenidade de posse das atribuições. Na ocasião, as integrantes definiram a primeira agenda de atuação estadual, contendo ações voltadas para políticas institucionais de valorização da mulher.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *