29 de agosto de 2023

TJRN é eleito membro subcoordenador do Comitê Gestor Nacional do PJe


Os juízes Rodrigo Martins (TJMG) e Diego Cabral (TJRN) representam, respectivamente, os tribunais coordenador e subcoordenador do Comitê Gestor Nacional do PJe

Os juízes Rodrigo Martins (TJMG) e Diego Cabral (TJRN) representam, respectivamente, os tribunais coordenador e subcoordenador do Comitê Gestor Nacional do PJe

O Tribunal de Justiça do RN, representado pelo juiz auxiliar da Presidência, Diego Cabral, foi eleito, por aclamação pelos representantes dos oito tribunais, membro subcoordenador do Comitê Gestor Nacional do PJe. A coordenação do Comitê Nacional fica a cargo do TJ de Minas Gerais. A eleição para o novo Comitê Gestor foi a primeira atividade técnica do Encontro Nacional dos Tribunais Estaduais Usuários do PJe que aconteceu em Belo Horizonte nos dias 24 e 25 de agosto.

O juiz Diego de Almeida Cabral, celebrou a escolha do TJRN como coordenador substituto para o comitê. “Essa escolha destaca o reconhecimento da expertise do TJRN no uso do sistema PJe e a importância do tribunal em contribuir para a coordenação e aprimoramento do sistema em nível nacional. A ideia é que esse Comitê Gestor possa movimentar a governança do PJe conjuntamente com os tribunais e o próprio CNJ. Faremos uma governança intermediada e a ideia é facilitar esse diálogo para melhorar o PJe para todos os usuários e a sociedade”, disse o magistrado do TJ potiguar.

Diego Cabral ressaltou a importância de terem sido escolhidos um tribunal de grande porte e um de pequeno porte, o que representa o Brasil de dimensões continentais. “Temos realidades muito diferentes e, quando você tem representantes de cada um dos segmentos, é possível polarizar e capitalizar as demandas e necessidades de cada um deles”, argumentou.

O juiz Diego Cabral celebrou a escolha do TJRN como coordenador substituto para o comitê

O juiz Diego Cabral celebrou a escolha do TJRN como coordenador substituto para o comitê

O juiz Rodrigo Martins disse que foi uma honra o TJMG ser escolhido como novo coordenador. “Hoje tivemos uma votação por aclamação e nós, do TJMG, pretendemos levar essa eleição com muita galhardia, para que possamos utilizar essa deferência e trazer ao comitê toda a expertise que o tribunal mineiro já tem no desenvolvimento do PJe. Vamos levar essa tecnologia para os tribunais de todo o país e permitir que todos tenham melhores condições para trabalhar com essa ferramenta”, frisou o magistrado da Corte de Justiça mineira. “Antes, os tribunais não tinham esse poder de voz para influir nas decisões relevantes que envolviam o PJe. E agora vamos participar e poder ajudar a tomar decisões fundamentais para o desenvolvimento do sistema”, acrescentou o coordenador do UAILab.

Dentre as atribuições do comitê estão garantir que as atividades de manutenção respeitem os limites evolutivos estabelecidos; encaminhar à Gerência Executiva do PJe proposta de priorização do backlog de correção e melhorias; supervisionar especificação de requisitos, desenvolvimento, implantação, suporte e manutenção corretiva e evolutiva; auxiliar na especificação de requisitos técnicos e negociais e promover padronização e controle de versionamento, dentre outras.

Encontro Nacional

Representantes de tribunais estaduais que utilizam o PJe se reuniram para compartilhar as melhores práticas no uso da ferramenta

Representantes de tribunais estaduais que utilizam o PJe se reuniram para compartilhar as melhores práticas no uso da ferramenta

O Encontro Nacional dos Tribunais Estaduais Usuários do PJe teve como principal objetivo proporcionar uma plataforma para a capacitação, treinamento e intercâmbio de experiências entre os participantes que utilizam o sistema Processo Judicial Eletrônico. A ideia é identificar e compartilhar as melhores práticas no uso do PJe, buscando aprimorar a eficiência e a qualidade dos processos judiciais por meio da colaboração entre os tribunais estaduais e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O juiz auxiliar da Presidência, Diego Cabral, e o secretário de Tecnologia da Informação, do TJRN, Gerânio Gomes, participaram do evento que aconteceu no Tribunal de Justiça de Minas Gerais nos dias 24 e 25 de agosto.

“Participar do Encontro Nacional dos Tribunais Estaduais Usuários do PJe é fundamental para promover a troca de conhecimentos e experiências relacionadas ao uso do sistema PJe. A colaboração entre os tribunais estaduais e o CNJ, durante o evento, é crucial para o desenvolvimento conjunto do sistema, compartilhando estratégias bem-sucedidas, identificando desafios comuns e trabalhando em direção a soluções eficazes. Além disso, a participação fortalece a rede de colaboração entre os órgãos judiciários e contribui para um aprimoramento contínuo dos processos judiciais eletrônicos”, enfatizou Diego Cabral.

O secretário de Tecnologia da Informação, do TJRN, Gerânio Gomes, também participou do Encontro Nacional dos Tribunais Estaduais Usuários do PJe

O secretário de Tecnologia da Informação, do TJRN, Gerânio Gomes, também participou do Encontro Nacional dos Tribunais Estaduais Usuários do PJe

O PJe é um sistema de tramitação de processos judiciais cujo objetivo é atender às necessidades dos diversos segmentos do Poder Judiciário brasileiro. É uma plataforma digital desenvolvida pelo CNJ, em parceria com diversos tribunais, e conta com a participação consultiva do Conselho Nacional do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Advocacia Pública e Defensorias Públicas.

Participam do evento representantes do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT), Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) e Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR).

* Com informações e fotos do TJMG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *