23 de agosto de 2023

Terra indígena em Santa Catarina elege cacique presidente com o uso de urnas eletrônicas


Utilizando urnas eletrônicas emprestadas pela Justiça Eleitoral, a Terra Indígena Laklãnõ Xokleng, em Santa Catarina, elegeu no último domingo (20) o novo cacique presidente, em segundo turno. A região ocupa nove aldeias nos municípios de José Boiteux e Vitor Meireles, pertencentes à 14ª Zona Eleitoral, e também Itaiópolis, que sedia a 38ª Zona Eleitoral. 

Eleições na terra Indígena Laklãnõ Xokleng (SC) - TRE-SC - 21.08.2023

O cacique Setembrino Camlem foi o presidente eleito com 57,5% dos votos válidos (704). Ele ocupará o cargo pelos próximos três anos, sendo o responsável pelas nove aldeias que fazem parte da Terra Indígena.

O candidato derrotado, Faustino Criri, obteve 521 votos (42,5%). Foram 18 votos em branco e 14 nulos. Estavam aptos a votar 1.532 eleitores. Os votos válidos totalizaram 1.225. O índice de comparecimento foi de 82,05% (1.257 eleitores), e o de abstenção, de 17,95% (275 eleitores). 

A votação começou às 8h e se encerrou às 15h.

O eleito e sua vice, Fabina Patte dos Santos, foram diplomados logo após a totalização, que levou menos de uma hora para ser concluída.

Agilidade

De acordo com o chefe de cartório da 14ª Zona Eleitoral de Ibirama, Camilo Leandro Sales, “a urna eletrônica facilitou a votação, pois, na última eleição, com as urnas de lona e os votos em papel, o término da totalização ocorreu somente em torno de meia-noite”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *