01 de fevereiro de 2023

RN e Paraíba: troca de experiência e boas práticas marcam encontro entre os diretores da ESMARN e ESMA


A diretora da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (ESMARN), desembargadora Zeneide Bezerra, reuniu-se, nessa segunda-feira (30), em João Pessoa, com o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, e com o diretor da Escola da Magistratura (ESMA) daquele estado vizinho, desembargador Ricardo Vital de Almeida. O encontro ocorreu no Gabinete da Presidência do TJ e, em seguida, a magistrada conheceu as instalações e o funcionamento administrativo e acadêmico da instituição de ensino paraibana.

O presidente do TJ comentou, durante o encontro, que as escolas das magistraturas são os braços acadêmicos dos Tribunais de Justiça nos estados. “Tivemos a honra de receber a visita da desembargadora Maria Zeneide, que veio à Paraíba para conhecer a ESMA e formar parcerias objetivando o desenvolvimento das escolas da Paraíba e Rio Grande do Norte”, disse o desembargador Saulo Benevides. Na ocasião, o magistrado parabenizou as ações implantadas pelo diretor da ESMA ao longo dos últimos dois anos, seja na promoção de cursos para magistrados e servidores ou na realização de webinários.

O diretor da ESMA,desembargador Ricardo Vital, falou da alegria em receber a desembargadora Maria Zeneide e ressaltou que o encontro possibilitou a troca de experiências e conhecimentos em favor do engrandecimento das escolas. “Alegria honrosa ao Poder Judiciário que induvidosamente tanto Paraíba, quanto Rio Grande do Norte, a parte de sermos estados coirmãos, a toda interatividade e pensamento único de uma magistratura cada vez maior”, afirmou o desembargador Ricardo Vital.

Para a desembargadora Zeneide Bezerra, a visita buscou fomentar maior aproximação e interação entre as escolas da magistratura. “O encontro visou a interação e trazer luzes para dentro da escola do Rio Grande do Norte, bem como fazer acontecer com criatividade e modernidade e, principalmente, que a gente possa não só alcançar os magistrados, mas também os servidores”, frisou a diretora da ESMARN.

Ela acrescentou que um dos pontos abordados na reunião foi a implantação de um mestrado pela instituição do Rio Grande do Norte, além da interiorização da escola potiguar. “Esse debate é que engrandece as escolas, ouvindo e trocando ideias na busca de oferecer uma grande escola no atendimento e na capacitação dos juízes e servidores”, disse a diretora da Escola da Magistratura potiguar.

Projetos, visões, experiências

Dando continuidade ao processo de interação entre as escolas, o diretor adjunto da ESMA, juiz Antônio Silveira Neto, se reuniu, ainda na segunda-feira com representantes da ESMARN. Na ocasião, o magistrado apresentou as instalações do prédio, bem como explicou e pôde dirimir dúvidas sobre o funcionamento e ações desenvolvidas na escola da Paraíba.

“Essa foi uma visita muito importante de membros da Escola do Rio Grande do Norte, onde podemos trocar experiência sobre o ensino superior na Magistratura tanto para juízes, quanto para servidores. São escolas parecidas pelo seu tamanho, organizações e configurações administrativas, e o encontro possibilitou apresentar à Escola do Rio Grande do Norte nossas reformas estruturais e projetos, de modo que ressaltamos nossos pontos positivos e negativos ao longo dos últimos dois anos, bem como a ESMARN trouxe muitas ideias interessantes”, disse Antônio Silveira.

No mesmo sentido, a coordenadora Executiva da ESMARN, Cristina Leandro Azevedo Silva, afirmou que o encontro possibilitou a troca de informações e experiências. “O que viemos buscar e conhecer aqui foi o sistema acadêmico da escola paraibana, já que estamos em fase de contratação e a ESMA encontra-se em uma fase bastante avançada nesta questão”, ressaltou a coordenadora.

Na ocasião, a empresa de tecnologia Indra apresentou o projeto em desenvolvimento do sistema GEAD V 1.0 a ser implantado na ESMA. O GEAD é uma ferramenta que será utilizada pelos magistrados quando forem ministrar suas aulas, desde do cadastro do aluno, passando pelos módulos.

Ainda presentes aos encontros, a magistrada do TJPB, Antonieta Maroja; a gerente Administrativa e Financeira da ESMA, Gisele Alves Barros Souza; a coordenadora pedagógica, Daiane Firino; os servidores Larissa Alcoforado e Fernando Fernandes, e os juízes e coordenadores da ESMARN, Hadja Rayanne Holanda de Alencar e Fábio Ataíde; além da chefe de Divisão Pedagógica Sara Maria de Andrade Silva, chefe de Divisão Pedagógica, e Patrícia Lopes da Costa Ferreira, da Comunicação Social da ESMARN.

*Com informações da ESMARN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *