22 de fevereiro de 2022

Programa Brasil Mais vai atender 470 empresas potiguares no quarto ciclo


O Sebrae no Rio Grande do Norte está com inscrições abertas para o quarto ciclo do Programa Brasil Mais, que oferece atendimento às empresas na área de inovação tecnológica para melhoria da produtividade nos pequenos negócios. As inscrições permanecm abertas até o dia 21 de março próximo no site https://digital.rn.sebrae.com.br/lp/brasilmaisrn/. Estão sendo oferecidas neste ciclo vagas para 470 empresas, que ao longo de quatro meses serão acompanhadas pelos Agentes Locais de Inovação (ALI). O programa começa em março e faz parte de uma parceria do Sebrae com o Governo Federal, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). No Rio Grande do Norte, 1.631 pequenas empresas de vários setores já participaram dessa iniciativa.

Para participar do “Brasil Mais” o empreendedor não terá qualquer custo, porquanto todas as ações são custeadas pelas instituições parceiras. O cadastro das empresas interessadas já pode ser feito no site. As empresas participantes receberão acompanhamento dos agentes por até quatro meses e terão encontros coletivos e individuais focados no aumento dos lucros e redução dos custos, com o objetivo de tornar esses pequenos negócios mais produtivos.

“A ideia do programa é melhorar a produtividade dos pequenos negócios, com um atendimento personalizado e focado no aumento de produtividade. Quando o empresário disponibiliza tempo para aplicar a metodologia, os resultados são fantásticos. Nossas empresas não têm a cultura de medir indicadores. Poucos empresários sabem a real situação da empresa. Quando começam a enxergar que o indicador de produtividade é importante para nortear o caminho que a empresa deve seguir, conseguem um ganho significativo de qualidade em seus negócios. É isso que o Brasil Mais proporciona”, explica a gestora  do Programa ALI no RN, Algéria Varela.

As empresas inscritas vão receber acompanhamento e orientação quanto a uma necessidade que foi identificada no primeiro encontro, então seguirão por uma trilha metodológica que tem como ponto final, munir o empresário de conhecimento para melhoria de seu negócio. As ações do “Brasil Mais” são baseadas e implementadas via metodologia do programa ALI. Os 21 agentes atuantes no RN são bolsistas do CNPq, graduados, selecionados e capacitados pelo Sebrae para atender micro ou pequenas empresas, com o objetivo de promover a inovação para reduzir os custos e aumentar o faturamento. Para isso, o programa recorre a um método prático de atendimento e de avaliação dos resultados, baseado no conceito lean startup, em que o empresário segue o programa cumprindo etapa por etapa.

No decorrer dos quatro meses, os agentes acompanharão de perto a realidade das micro e pequenas empresas atendidas pelo programa, identificando problemas e perfil do público consumidor, além de ajudar na criação e implementação de inovações. O Programa Brasil Mais é uma ação coordenada pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC), do Ministério da Economia, e é desenvolvida em parceria com Sebrae, Senai e ABDI para oferecer apoio técnico e consultorias para empresas brasileiras até dezembro deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *