26 de novembro de 2019

Prefeitura de Mossoró participa de Reunião de Planejamento do Censo 2020


O secretário de Planejamento Aldo Fernandes participou na manhã desta quinta-feira, 21, da 1ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020 (REPAC). A reunião é realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e introduz os trabalhos do recenseamento nacional do próximo ano. A reunião aconteceu no plenário da Câmara Municipal e contou com a participação da sociedade civil, equipe do IBGE e vereadores.

Em Mossoró serão quatro reuniões que visam dar transparência ao Censo Demográfico e buscar apoio na sociedade e parcerias para viabilizar as atividades censitárias. Na segunda reunião será apresentado quem trabalhará no censo; a terceira avaliará a execução da coleta e a quarta os resultados do trabalho.

O coordenador de área do IBGE, Hidelbrando Mota, explicou que as reuniões são importantes para a união juntos ao poder público no auxílio do trabalho de logística e divulgação junto a população. “Essa é a primeira reunião onde informamos a sociedade que o Censo vai acontecer e criar parcerias com poderes públicos e privados na logística da operação. Para que nós consigamos realizar um Censo de maneira saudável toda a sociedade deve participar seja recebendo o recenseador, ajudando e sendo recenseador e só assim nós podemos retratar a realidade do Brasil”, falou.

O secretário Aldo Fernandes falou da importância do Censo para o planejamento da administração para o futuro. “Esse censo que será realizado a gente vai ter um cenário efetivo e real da cidade de Mossoró. O Planejamento junto com as demais secretarias vai construir suas prospecções e peças orçamentárias para os anos vindouros dentro da nossa realidade”, disse.

O Censo 2020 acontece entre os dias 01 de agosto e 31 de outubro do próximo ano. Os recenseadores têm como objetivo visitar todas as residências, da zona urbana e zona rural, de todos os municípios brasileiros. É de fundamental importância que a população receba a equipe do IBGE nas suas casas para assim ser possível obter informações atualizadas e precisas para o desenvolvimento de políticas públicas e realização de investimentos pelo poder público e privado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *