30 de março de 2020

Prefeita Rosalba Ciarlini e governadora Fátima Bezerra realizam videoconferência e discutem ações de prevenção e combate ao coronavírus


Na manhã desta segunda-feira, 30, a prefeita Rosalba Ciarlini participou de uma videoconferência com a governadora do estado, Fátima Bezerra. A reunião teve como objetivo apresentar medidas e discutir ações de enfrentamento a pandemia do coronavírus no município e no estado. A reunião contou com a participação da secretária municipal de saúde, Saudade Azevedo, do secretário de saúde do estado, Cipriano Maia.

Foram apresentadas a equipe do Governo do Estado todas as medidas que o município vem tomando para frear a propagação do COVID-19 na cidade. Como as barreiras sanitárias, abrigo para as pessoas em situação de rua, vacinação contra Influenza, inspeções da vigilância sanitária, instalação de comitê crise, entre outras medidas. (Acompanhe aqui)

Um dos pontos de grande preocupação da prefeita Rosalba Ciarlini é a disponibilidade de leitos hospitalares no município.

“É importante que as decisões sejam tomadas em conjunto. A minha preocupação já passei pra governadora é expansão dos leitos na nossa cidade e a governadora já mostrou um quadro de abertura desses novos leitos e precisamos disso urgente, para que cada caso que precise de internação nós temos que ter o leito pronto para salvar essa vida”, disse a prefeita Rosalba Ciarlini.

Além da expansão de leitos a prefeita Rosalba Ciarlini pediu apoio a Secretaria de Estado da Saúde Pública, para ampliar o atendimento na Unidade de Pronto Atendimento do bairro Belo Horizonte com 20 leitos de baixa complexidade para pacientes que necessitem de observação e assim desafogar os hospitais. A governadora anunciou mais 10 leitos de estabilização, o que já duplica a capacidade disponível atualmente. A ideia é montar uma unidade de caminha para enfrentamento ao Covid-19.

Divisas com o Ceará

Preocupada com o avanço do número de casos na cidade, a prefeita Rosalba Ciarlini também solicitou a governadora, Fátima Bezerra, ações rigorosas nas divisas com o Ceará. O estado vizinho possui alto número de casos no país, atrás apenas de São Paulo e Rio Janeiro.

“Há um trânsito muito intenso entre o Ceará e Mossoró, por várias entradas, como é o caso de Tibau e Baraúna. E nós precisamos do seu apoio para fortalecer cada vez mais o controle nessas entradas. As barreiras sanitárias estão acontecendo e são educativas e precisamos de medidas mais intensas”, falou a prefeita Rosalba Ciarlini.

“Nós sabemos que o quadro da Pandemia inspira cuidados em todo país, Mossoró inspira mais cuidados ainda, o crescimento já é constatado e uma das hipóteses é a ligação com Ceará. Nós vamos conversar e alinhar o que pode ser feito com relação a essa questão da mobilidade”, disse a governadora Fátima Bezerra.

Contratação de pessoal

Ainda na videoconferência foi apresentado o quadro de profissionais e a necessidade de ampliar a rede de assistência. A prefeitura de Mossoró convocou 102 enfermeiros e técnicos de enfermagem para atuarem nas unidades de pronto atendimento da cidade e também vai convocar médicos direcionados as UPAs.

O Governo do Estado também anunciou a expansão no número de profissionais de saúde com a nomeação de quase mil candidatos aprovados no último concurso e também anunciou um processo seletivo para contratação imediata.

“Se faz necessária a contratação de mais pessoas, e no concurso não temos profissionais suficientes. Nós vamos realizar processo seletivo, já temos respaldo legal pra isso, e com a contratação desses temporários nós vamos reforçar as equipes”, explicou Fátima.

Estavam presentes na reunião o diretor do Samu, Dickson Medeiros; o diretor do Hospital Rafael Fernandes, Leonardo Menezes; a representante do Larem, Josilene Bezerra; a diretora da 2ª URSAP, Emiliana Cavalcanti; a diretora do Hospital Tarcísio Maia, Herbênia Ferreira; o infectologista Fabiano Maximino; e o vereador Francisco Carlos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *