30 de março de 2022

Potiguar é a primeira inscrita no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar


Cento e sete prefeituras do Rio Grande do Norte participaram do treinamento para operar o Cadastro Nacional da Agricultura familiar – CAF. O sistema vai substituir a Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP. Foram capacitados 198 técnicos e secretários. Durante o treinamento, foi realizada a primeira inscrição no sistema em nome da beneficiária Ana Cristina Lourenço de Lima Basílio, moradora do assentamento Riachão, no município de Ceará-mirim, a 50 quilômetros de Natal. 

O evento, promovido pelo Ministério da Agricultura, Incra, Emater/RN e outras entidades, aconteceu na segunda-feira (28), na Escola Agrícola de Jundiaí em Macaíba. O objetivo do treinamento é criar, dinamizar e ampliar as redes de emissores do CAF. Outros 49 Cadastros foram emitidos ao longo da capacitação.

Somente por meio da inscrição no novo sistema do governo federal, os agricultores terão acesso às políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar. Segundo o superintendente do Incra RN, Marcelo Gurgel, quanto mais o serviço se expandir, mais pessoas serão alcançadas. “A intenção é desburocratizar os processos públicos e ter rapidez no atendimento para que o cidadão tenha seu benefício concedido”, afirmou o gestor.

DAP

Até a consolidação do Cadastro Nacional da Agricultura familiar, a Declaração de Aptidão ao Pronaf continuará a ser emitida. “Seja pelo atendimento direto ou por mutirões em parceira com as prefeituras, a intenção é conceder o documento, para que os assentados tenham acesso aos créditos e assim possam incrementar suas produções”, frisou o superintendente.

Para realizar a inscrição no CAF, o beneficiário deverá buscar uma entidade integrante da Rede CAF. A inscrição é gratuita e feita somente pelos agentes cadastradores com acesso ao sistema.

Saiba mais aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *