10 de março de 2020

Mossoró recebe selo de equivalência Sisbi-POA


Mossoró é a primeira cidade entre as Regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste do país a receber a equivalência do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). O título de reconhecimento e equivalência foi entregue à prefeita Rosalba Ciarlini pelas mãos da ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Teresa Cristina, durante o Seminário de Sensibilização para Gestores Públicos, ocorrido nesta segunda-feira, 09, Centro Administrativo do Banco do Nordeste em Fortaleza-CE.

A equipe do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) se fez presente e a diretora do setor, Isadora Brasil, lembrou da luta da Prefeitura de Mossoró pela conquista. “O SIM se estabeleceu em Mossoró inicialmente, mas ainda de forma precária, mas nós sabíamos que poderíamos, com algumas adequações chegar também à equivalência nacional. Com o SIM, os produtos só poderiam ser comercializados em nível de município e a partir da equivalência do SISBI-POA, nossos produtos poderão chegar a todo país. Agora é trabalhar no sentido da sensibilização dos próprios produtores a importância deste novo serviço”, disse.

O deputado Beto Rosado acompanhou de perto o processo em Brasília e esteve em Fortaleza para a entrega do Título. “Mossoró está de parabéns, hoje é a 24ª cidade do Brasil, sendo a primeira entre três regiões a estar recebendo esta equivalência. A partir deste entendimento do governo federal, através do Ministério da Agricultura, os nossos produtos de origem animal vão poder ser comercializados em todo o território brasileiro. Isto é um avanço significativo. A preparação pela qual a Prefeitura de Mossoró submeteu o sistema municipal possibilitou esta notoriedade nacional”, destacou.

A prefeita Rosalba Ciarlini falou sobre emprego e renda no setor produtivo da pecuária em Mossoró. “Temos produtos da caprinovinocultura, a produção do mel, a carcinicultura e muitos outros. A ação de simplificar, de desburocratizar, resulta para nós a possibilidade de geração de renda no setor, é emprego para as famílias do campo, é produto de boa qualidade garantida chegando à mesa do consumidor”, frisou.

Rosalba destacou ainda a atividade salineira de Mossoró. “Lutamos pela manutenção da atividade salineira, cujo produto hoje é um bem de interesso social do país, pelo reconhecimento do governo federal. Seguimos pelo mesmo caminho da busca pela manutenção e geração de empregos. Que os produtores, os empresários venham produzir em Mossoró”, continuou.

A ministra Tereza Cristina lembrou que a primeira vez que veio ao Nordeste no cargo para visitar as atividades agrícolas da Região, esteve em Mossoró. “Conheci as atividades da fruticultura no município, fiquei muito feliz com o que vi e hoje volto ao Nordeste para entregar a equivalência do SISBI-POA justamente a Mossoró. Isso mostra o quanto a gestão da prefeita Rosalba Ciarlini se importa com os produtores locais”, destacou.

O evento reuniu gestores de toda a Região Nordeste e Mossoró esteve representada pela prefeita Rosalba Ciarlini, secretários municipais, equipe do Sistema Inspeção Municipal (SIM), empresários e vereadores. Além de Mossoró, o documento foi entregue a Estados como Piauí, Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *