19 de dezembro de 2022

Modernidade e acessibilidade: TJRN lança novo site institucional


Dinâmico, moderno e acessível. Assim é o novo site institucional do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte lançado, nesta sexta-feira (16), durante a sessão de encerramento do Ano Judiciário. O novo portal, desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Social do Poder Judiciário potiguar, está mais funcional e organizado, possibilitando que as informações sejam disponibilizadas com mais facilidade aos usuários, além de completamente acessível.

Para conhecer o novo portal do TJRN acesse www.tjrn.jus.br.

“Entregamos à instituição um portal novo em substituição a um site com mais de 17 anos. O novo site nasceu a partir de uma pesquisa feita com a nossa audiência. Ouvimos o nosso público para saber os serviços e conteúdos mais procurados no portal do Tribunal de Justiça. Com essas respostas, nós hierarquizamos as informações do site”, observa a secretaria de Comunicação Social do TJ norte-rio-grandense, jornalista Andreia Ramos.

Facilitar a navegação foi uma prioridade na concepção deste ambiente virtual. “Houve uma grande preocupação da equipe em criar um produto acessível. Além disto, estudamos os sites dos TJ’s de todos os estados, do STF, STJ e do CNJ para desenvolver um portal dinâmico, moderno e acessível. O novo site do TJRN é a principal entrega da gestão do desembargador Vivaldo Pinheiro na área da Comunicação”, explica a secretária.

“Quero parabenizar a secretária Andreia Ramos e sua equipe pelo excelente trabalho. O novo site do Tribunal de Justiça está muito bonito e funcional”, disse o presidente do TJRN, desembargador Vivaldo Pinheiro.

A desembargadora Zeneide Bezerra também parabenizou o trabalho desenvolvido pela Secoms, na construção do novo portal. “Parabenizo Andreia Ramos não só pelo novo site, mas por todo o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Comunicação. Sempre dispostos em atender às demandas solicitadas”, disse a desembargadora.

O novo portal traz mais facilidades para os usuários, principalmente, para aqueles que não são operadores do Direito. Entre as novidades estão a organização dos conteúdos e das informações, visando a otimização do acesso pelos usuários, uma nova ferramenta para consulta dos atos normativos do Poder Judiciário do RN, outra para otimizar a pesquisa sobre informações e contatos de todas as unidades do Poder Judiciário (Canais de Atendimento); opção para busca dos calendários jurídico e de feriados, com atualização instantânea e autonomia das unidades do Poder Judiciário em termos de atualização de informações e oferta de serviços.

“Alguns preceitos que nortearam a criação do novo site foram o design e arquitetura da informação centrados no usuário, atenção para as necessidades dele, segurança e proteção, autonomia das unidades, interatividade e acessibilidade”, salienta desenvolvedor web da Secoms, Maxsuel Marreiro.

Acessibilidade e Segurança

De acordo com diretor de arte da Secoms, John Willian Lopes, o novo portal do Poder Judiciário foi criado seguindo as Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web (Web Content Accessibility Guidelines – WCAG). “Dentre os recursos de acessibilidade estão a relação de contraste adequada entre as cores, tamanhos dos textos, controle de áudio, recurso para a tradução de conteúdos (texto, áudio e vídeo) de Português para Libras, hierarquização dos conteúdos, navegação pelo teclado, responsividade entre outros”, enumera John.

As equipes da Comunicação e da Tecnologia da Informação também se preocuparam com a Lei Geral de Proteção de Dado e a segurança da informação. “O novo portal do Poder Judiciário do RN segue todas as diretrizes da LGPD, a partir da Política de Privacidade e Proteção de Dados do PJRN. A segurança da informação é importante, não apenas porque é um requisito exigido pela LGPD, mas também porque pode apoiar a boa governança de dados”, disse o chefe da Divisão de Webdesigner e Criação Gráfica da Secoms, Wabner Alves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *