23 de agosto de 2022

Lumiar 130: secretarias do TJRN apresentam seus trabalhos em estandes na Esmarn


Além das palestras no palco principal do Lumiar – Workshop 130, realizado nesta segunda-feira (22/8) na Escola da Magistratura, as secretarias e órgãos da administração do TJRN montaram estandes na Esmarn, onde puderam apresentar seu trabalho e sanar dúvidas do público sobre temas apresentados no evento e serviços prestados. Uma oportunidade para servidores e magistrados do 1º Grau conhecerem de perto o trabalho realizado no TJRN.

O evento proporcionou uma ampla programação durante a manhã e a tarde, contemplando diversas vertentes da gestão judiciária. Um dia dedicado à troca de informações sobre as ferramentas, serviços e projetos disponibilizados pelas secretarias administrativas do TJRN e que podem auxiliar o dia a dia dos gestores e gestoras para que as unidades judiciárias façam seu trabalho com mais eficiência.

Um exemplo é o estande da Divisão de Precatórios, que trouxe uma demonstração do Sistema de Gerenciamento de Precatórios (Sigpre), o qual recentemente passou por uma atualização e permitiu mais agilidade no pagamento dos credores, assim como do Sistema de Controle de Depósitos Judiciais (Siscondj). O juiz da comarca de João Câmara, Gustavo Henrique Silveira Silva, aproveitou para conhecer e se cadastrar no Sistema. “Achei muito boa a ideia deste evento porque nos dá a oportunidade de conhecer diversos serviços importantes, como por exemplo, o Siscondj. Aproveitei para conhecer e fazer o meu cadastro no Sistema de Controle de Depósitos Judiciais, uma ferramenta que chegou para desburocratizar os pagamentos”, disse o magistrado.?

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) aproveitou o Lumiar 130 para apresentar sua nova marca e os seus serviços, como os Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejuscs) e a Justiça Restaurativa. “Muita gente ainda não conhece a Justiça Restaurativa – que possibilita que as partes construam juntas um consenso – e no Lumiar 130 temos a oportunidade de mostrar que é possível utilizá-la em qualquer tipo de conflito”, explica a servidora Claudia Melo.?

No estande da Ouvidoria os participantes tiveram a oportunidade de conhecer uma nova funcionalidade implantada em parceria com a Setic: a integração do Sistema da Ouvidoria com a ferramenta Teams, que facilita o recebimento das demandas para as unidades jurisdicionais. “Com essa integração, o servidor da Comarca de Goianinha, por exemplo, vai receber notificações na sua área de trabalho da plataforma Teams referentes às demandas da sua comarca”, explica a servidora Roberta Veríssimo.?

Também com estande montado no Lumiar 130, a Secretaria Judiciária explicou e informou aos participantes sobre a uniformização dos procedimentos realizados pelos servidores e magistrados de 1° Grau para que os atos possam tramitar de forma célere.

No estande da Secretaria de Orçamento e Finanças, os servidores apresentaram aos magistrados e chefes de secretaria e de unidades de secretarias unificadas informações sobre o uso do cartão corporativo para fazer frente às despesas de suprimento de fundos. Um outro destaque da SOF é a apresentação da ferramenta E-Guia, que proporciona um maior controle dos recursos arrecadados pelas comarcas e segurança ao usuário na emissão de guias de pagamento de custas judiciais e emolumentos.?

Já a Secretaria de Administração montou um estande para tirar dúvidas e informações sobre assuntos relacionados aos recursos humanos e materiais, contratos e licitações.? Unidades como a Corregedoria Geral de Justiça, Esmarn, Vice-Presidência e Gabinete de Segurança Institucional do TJRN também tiveram estandes apresentando suas ações e projetos.

“Esse é um evento muito importante porque nos possibilita mostrar , por exemplo, as ações do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário. Ligado à Vice-Presidência, o GMF abarca projetos como a APAC e o Escritório Social, que dão suporte para aqueles que estão presos e os egressos”, explica a servidora Anna Waleska.?

No estande da Secretaria de Gestão Estratégica do TJRN os servidores e magistrados puderam conhecer um pouco mais sobre o GPS-Jus, Secretarias Unificadas e dados estatísticos das suas unidades. ?

Já a Setic apresentou funcionalidades da ferramenta Teams adquirida pelo TJRN. Com ela é possível integrar sistemas como o da Ouvidoria, RH e PJe. “Outra novidade é o sistema de chat que possibilita não apenas conversas individuais, mas reuniões em grupo e transferências de arquivos”, explicou o servidor da Setic, Gilvan Galvão.

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