19 de setembro de 2019

GSI da Justiça Federal no RN alcança 80% das metas em três anos


O Gabinete de Segurança Institucional da Justiça Federal no Rio Grande do Norte, em três anos de instalação, alcançou 80% das metas definidas na resolução do Conselho Nacional de Justiça, que consolida os diplomas relacionados à segurança institucional do Poder Judiciário.

Entre as atividades já realizadas pelo GSI está a elaboração de cinco manuais de referência técnica para a área da segurança institucional e patrimonial, inclusive um documento para mediação de conflitos. A Justiça Federal do RN também já possui o Plano de Segurança Orgânico, salvaguardando dados e informações sensíveis. A ativação de um Núcleo de Inteligência com ênfase na contrainteligência ¿ ramo da atividade de inteligência que tem por objetivo proteger dados institucionais, servidores e edificações institucionais ¿ alcança importante papel na sugestão de medidas voltadas para prevenção e neutralização de ações de natureza adversa que constituem ameaça à Instituição, aos seus integrantes e aos seus dados e informações.

 Nos três anos de implantação do Gabinete de Segurança Institucional, outro destaque foi a mudança de procedimento para ingresso nos prédios da JFRN, inclusive com a obrigatoriedade do crachá para todos que circulam nas dependências. Conforme o destino informado, cada visitante recebe um crachá com cor específica para melhor identificação.

Os prédios sede da JFRN em Natal e em Mossoró, em todo entorno, já contam com um sistema de monitoramento eletrônico. São seis câmeras Speed Dome Intelbras de altíssima resolução. A partir do convênio de cooperação técnica firmado com o Governo do Rio Grande do Norte, essas câmeras de videomonitoramento externo possuem suas imagens compartilhadas em tempo real com o Centro Integrado de Operações da Polícia Militar, auxiliando no combate à criminalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *