14 de setembro de 2016

Estado do RN ameaça declarar calamidade financeira


Os governadores fizeram um périplo ontem (terça, 13) por Brasília na busca de uma solução para a crise financeira que afeta praticamente todas as administrações estaduais. No Ministério da Fazenda, foi feito o apelo mais dramático: se não houver ajuda financeira, os governadores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste ameaçam decretar estado de calamidade financeira, como fez o Rio de Janeiro antes da Olimpíada.

Os governadores de pelo menos 14 estados das três regiões, entre os quais o do Rio Grande do Norte, alertaram que vão decretar situação de calamidade financeira, caso o governo federal não conceda a ajuda extra de R$ 7 bilhões para repor as perdas com os repasses federais. Por cerca de duas horas e meia, eles se reuniram com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e pressionaram pela concessão de um auxílio para compensar a queda de receitas.

De acordo com os governadores, o objetivo é que os 14 estados soltem uma nota conjunta na próxima semana para alertar o governo federal. Caso a ajuda não seja concedida, eles pretendem decretar o estado de calamidade financeira. Do Nordeste, apenas Ceará e Maranhão não tomariam a medida.

O secretário de Tributação do RN, André Horta, confirmou que o assunto foi tratado na reunião de ontem no Ministério da Fazenda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *