13 de dezembro de 2023

Despedida: Câmara Criminal homenageia e destaca atuação do desembargador Gilson Barbosa na magistratura


Colegas da Câmara Criminal, juízes auxiliares, procuradora do MPRN e representante da OAB/RN ressaltam correção profissional do magistrado - fotos: Tasso Pinheiro (Secoms TJRN)

Colegas da Câmara Criminal, juízes auxiliares, procuradora do MPRN e representante da OAB/RN ressaltam correção profissional do magistrado – fotos: Tasso Pinheiro (Secoms TJRN)

O desembargador e corregedor-geral de Justiça, Gilson Barbosa, recebeu, nesta terça-feira (12), homenagem da Câmara Criminal do TJRN, órgão do qual fez parte nos últimos dez anos, desde que entrou para a Corte potiguar. O magistrado de segundo grau se aposenta do Tribunal de Justiça do RN, em 19 de dezembro, após 41 anos de atuação na magistratura estadual. Compõem a Câmara Criminal os desembargadores Saraiva Sobrinho e Glauber Rêgo, bem como o juiz convocado, Ricardo Tinôco.

A homenagem contou com a participação dos desembargadores Amílcar Maia (presidente do TJRN), Vivaldo Pinheiro, Virgílio Macêdo Jr. e Berenice Capuxú. Também estiveram presentes os juízes corregedores auxiliares Francisco Seráphico da Nóbrega e Paulo Maia, além de advogados e servidores do TJRN.

O presidente da Câmara Criminal, desembargador Saraiva Sobrinho, disse que o magistrado sempre mostrou retidão e bom caráter. “O desembargador Gilson é uma pessoa que, acima de tudo, tem segurança naquilo que faz. Se tem uma pessoa que eu gosto e admiro é Vossa Excelência, desembargador Gilson. Infelizmente, essa aposentadoria compulsória afasta do serviço público pessoas em ótimas capacidades físicas e atividade intelectual, como é o caso do desembargador Gilson e outros tantos. Receba essa nossa mensagem com alegria, mas com tristeza em razão da sua ausência”, salientou.

O desembargador Glauber Rêgo destacou a atuação do homenageado no Poder Judiciário. “Vossa excelência é um magistrado que personaliza o Poder Judiciário. Ele não dispensa a liturgia do cargo, preza pelo respeito aos horários e está sempre atento ao seu dever. Com a sua equipe fiel, em nove anos foram mais de 14 mil processos, nos quais Vossa Excelência atuou. A imensa maioria deles em matéria criminal. Vossa excelência atuou decisivamente na liberdade, na segurança do cidadão potiguar nessa última década. Teve atuação de destaque no 2º grau, que fica marcada para aqueles que tiveram a oportunidade de conviver como seus pares e como jurisdicionados”, observou o integrante do colegiado e vice-presidente do TJ potiguar.

Desembargador Gilson Barbosa agradeceu a todos que contribuíram com o seu trabalho nos diversos órgãos em que atuou na magistratura do RN

Desembargador Gilson Barbosa agradeceu a todos que contribuíram com o seu trabalho nos diversos órgãos em que atuou na magistratura do RN

O juiz Ricardo Tinôco, que substitui o desembargador Gilson Barbosa na Câmara Criminal, em virtude do exercício do cargo de corregedor, destacou aspectos relevantes na carreira do magistrado. “Convocado pelo TJRN para substituí-lo em seu gabinete, a situação com a qual me deparei trouxe-me uma imensa satisfação. Encontrei no gabinete do desembargador Gilson mais do que um ambiente de acolhida. Encontrei o exemplo de um magistrado que sempre emprestou a sua atividade o compromisso com a coisa pública. Numa época em que as instituições brasileiras estão sendo postas à prova, o seu caráter republicano de atuação em prol dos interesses sociais se destaca. Estar hoje num gabinete que foi presidido e orientado por ele, me trouxe a confirmação que a escolha que fiz, há 30 anos, de entrar na magistratura pode agora se confirmar, tendo vossa excelência como aquele que legou aos seus assessores e magistrados esse exemplo de denodo e compromisso republicano”, frisou o juiz convocado.

Os juízes corregedores Paulo Maia e Francisco Seráphico da Nóbrega também prestaram homenagem ao corregedor´geral.

“Sempre é tempo de agradecer. Eu agradeço o convite feito pelo desembargador Gilson e digo que uma das grande lições que aprendi com ele é que as coisas são cumpridas com responsabilidade e trabalho árduo. Que possamos ficar sempre com as histórias inspiradoras e o trabalho incessante”, disse Maia.

“Desembargador Gilson Barbosa sempre foi humano no que faz, no que diz e no que pensa. A travessia que ele buscou foi cumprida com louvor”, pontuou Seráphico.

Colegas da Câmara Criminal exaltaram o caráter, dedicação ao trabalho, zelo com as obrigações e correção do magistrado que conclui sua carreira em 19 de dezembro

Colegas da Câmara Criminal exaltaram o caráter, dedicação ao trabalho, zelo com as obrigações e correção do magistrado que conclui sua carreira em 19 de dezembro

Coerência, respeito e agradecimento

Representando o Ministério Público, a procuradora Naide Pinheiro, que atua na Câmara Criminal, agradeceu a deferência, o respeito e zelo com os quais, segundo ela, o desembargador tratou os representantes do MP. “Eu queria também fazer um destaque sobre vossa excelência, que é um exemplo para todos que ficam. Vossa Excelência é um exemplo de imparcialidade, de coerência e de sentimento de Justiça. Acho que é um legado que fica para todos nós. Para mim esses cinco anos que estou na Câmara Criminal foi um grande aprendizado. Vossa Excelência marcou nossas mentes e nossos corações. Muito obrigada, desembargador”.

O advogado Sebastião Leite falou em nome da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Rio Grande do Norte (OAB/RN). “O desembargador Gilson deixa a Corte, mas quero que saiba do grande respeito que temos por vossa excelência porque sempre nos ouviu e de maneira justa e sempre soube respeitar nossas prerrogativas. Finalizando as homenagens, o desembargador Gilson Barbosa, bastante emocionado, agradeceu a presença de todos.

“As palavras dizem muita coisa, mas dizem pouco. A emoção, os gestos e outros recursos visuais expressam mais que a palavra oral. Sou grato a todos. Sintam-se todos agradecidos e reconhecidos pelo que contribuíram, de alguma maneira, para minha permanência nesses 11 anos. Não levo frustrações. Terei saudade do dia a dia, dos servidores. Muito obrigado a todos. Muito obrigado de coração”, finalizou o corregedor-geral de Justiça.

Trajetória

Gilson Barbosa foi diretor do Presídio do Roger, em João Pessoa (PB); diretor da Penitenciária de Mangabeira (PB); diretor da Escola de Estudos Penitenciários – João Pessoa; chefe de Gabinete da Secretaria da Segurança Pública do Estado da Paraíba; juiz titular das comarcas de Santana do Matos, Upanema, Martins, Mossoró e Natal. E também juiz substituto nas comarcas de Angicos, Lajes, Campo Grande, Janduís, Portalegre, Umarizal, Almino Afonso, Patu e Assú. O magistrado ocupou o cargo de Vice-Presidente do TJRN – Biênio 2017-2018 e presidente do TRE-RN – no período 2020-2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *