Curso discute Gestão de Riscos Institucionais no TRT da 21ª Região
Os gestores da área administrativa do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) assistiram hoje,10, a uma palestra sobre Gestão de Riscos Institucionais, na Escola Judicial.
Há diversos tipos de eventos -riscos- que podem influenciar os resultados dos objetivos organizacionais dentre eles externos e internos. Os eventos externos podem vir aliados à política e ao meio ambiente, por exemplo. Enquanto os eventos internos envolvem pessoal, conformidade e comunicação.
De acordo com o Secretário de Controle Interno do TRT-RN, Caio Azevedo, a palestra é uma forma de sensibilização para os servidores. “O tema ainda é novo no Tribunal e já estamos dando o primeiro passo. A palestra serve para que os gestores administrativos conheçam mais sobre a gestão de riscos, na expectativa de que seja implantada à nível institucional”, informou.
A palestra contou com a participação de José Neto, diretor da Secex-RN/TCU, e Bruno Silva, auditor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que trataram da teoria e da prática da gestão de riscos.
José Neto, primeiro palestrante, falou sobre a parte teórica que envolve o tema. “Falamos sobre o que são riscos e a importância da gestão para atingir os objetivos finais da instituição, além de mostrar o modelo que possivelmente será adotado pelo TRT potiguar”, disse.
O auditor da UFRN, Bruno Silva foi responsável pela explanação prática sobre o tema, mostrando um modelo desenvolvido por ele em sua tese de mestrado.
Fonte: Ascom – TRT/21ª Região