30 de janeiro de 2024

Coordenadoria de Gestão Ambiental do TJRN divulga balanço de 2023 e plano de ações deste ano



A Coordenadoria Permanente de Gestão Ambiental do TJRN (COPEGAM), divulgou o relatório das suas atividades de 2023 e o plano de ação para 2024. O objetivo da Coordenadoria é garantir, através de suas atividades, que o Tribunal potiguar atenda a todos os indicadores, eixos/temas e metas da Agenda Ambiental da Administração Pública, do Plano de Logística Sustentável e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

De acordo com a juíza Fátima Soares, coordenadora do órgão, ainda há muito a ser alcançado na área de responsabilidade ambiental, mas que as atividades estão sendo desenvolvidas com esse objetivo. Ela destaca a necessidade da constante contribuição das unidades e setores em busca da sustentabilidade e cumprimento da agenda ambiental da administração pública e dos objetivos de desenvolvimento sustentável. “Nós temos um plano para o exercício 2024, cumprindo o calendário nacional, e atuaremos para que haja um maior envolvimento de todos os setores”, completou a magistrada.

Em 2023, foram realizadas diversas ações de conscientização por todo o estado, entre elas visitas técnicas em parceria com Secretarias de Meio Ambiente e participação dentro de outras atividades do Tribunal, como o “Justiça na Praça”, distribuindo mudas à população e tirando dúvidas de cunho ambiental. Também foi realizada a VIII Primavera COPEGAM, evento anual de integração com a natureza e palestra sobre destinação de papel, direcionada a assistentes de serviços gerais e administrativos do prédio da Ribeira.

Outra atividade importante da Coordenadoria foi a realização do “COPEGAM na Escola”, com palestra para estudantes e plantação de mudas frutíferas dentro do espaço escolar. Segundo a magistrada, também vale destacar a participação dos servidores em eventos como a 1ª e a 2ª Assembleia Permanente do Clima do RN, a Semana de Conciliação (com distribuição de mudas para os presentes).

Guamaré, Parelhas, Natal, Assú, Caicó e Mossoró foram as cidades que receberam ações da Coordenadoria.

Quanto às atividades para o ano de 2024, a equipe da COPEGAM fará o diagnóstico da Gestão de Resíduos Sólidos do PJRN, que se desdobrará para a preparação inicial do plano para a Gestão. Além disso, continuará realizando palestras de sensibilização para o público interno e externo e realização de capacitações com temas de responsabilidade e gestão socioambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *