25 de janeiro de 2019

Construção Civil em Mossoró registra empregabilidade 10 vezes maior que a do Estado


De acordo com os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o setor de construção civil em Mossoró encerrou o ano de 2018 com saldo positivo de 531 novos postos de trabalho. Foram registradas 3.299 admissões e 2768 desligamentos de janeiro até dezembro de 2018. O número representa um crescimento de 12,5% na empregabilidade do setor.

Esse resultado obtido pelo setor no ano de 2018 superou o índice de emprego na Construção Civil no Estado do Rio Grande do Norte, que foi de 1,14% e no país, que foi de 0,89%. “O Índice de emprego na Construção civil em Mossoró cresceu mais de 10 vezes em comparação ao estado e mais de 13 vezes comparado com o nacional, segundo Caged”, comentou o presidente do Sindicado das Industrias da Construção Civil (Sinduscon/Mossoró), Sérgio Freire.

Num comparativo entre os resultados  obtidos pelo setor nos últimos quatro anos, esse foi o melhor resultado da Construção Civil de Mossoró desde 2013. Somente entre 2017 e 2018, o índice de empregos no setor obteve um aumento de 24%, crescendo de -11,5% para + 12,5%. Mesmo com crescimento negativo, em 2017 a empregabilidade já esboçava sinais de recuperação quando comparado com os resultados de 2016 (-15,38%) e 2015 (-20,19%).

Um dos motivos apontados pelo presidente da entidade da construção civil em Mossoró como impulsionador desse crescimento foi a retomada dos investimentos do município em obras de infraestrutura. “O grande impulsionador desse índice de emprego na Construção Civil em Mossoró foram as obras municipais. Obras que estavam paralisadas e que foram retomadas pelo poder público municipal e com isso gerou empregos, fazendo com que a construção civil em Mossoró desse esse salto”, enfatizou o presidente do Sinduscon.

De acordo com os dados da secretaria municipal de infraestrutura, em 2018 a Prefeitura de Mossoró realizou um investimento da ordem de R$ 65 milhões em obras de infraestrutura como a da construção do canal do Santa Helena, as obras de saneamento, além da reforma e construção de creches, posto de saúde. “Além das obras do município, também registramos um crescimento de 58% na emissão de alvarás, habite-se e licenças ambientais, comparado com 2017. Isso mostra que estamos no caminho certo, retomando o desenvolvimento da nossa cidade”, informou a secretária da pasta, Kátia Pinto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *